A Frente Parlamentar Contra a Corrupção foi lançada nessa sexta-feira (10) na Câmara Municipal de Natal. A iniciativa busca fortalecer os mecanismos de transparência e controle na aplicação dos recursos públicos. A proposta é de autoria do vereador Matheus Faustino (União), que também preside o colegiado.
Leia também:
Prefeitura e empresários debatem urbanização do Terminal Pesqueiro
Segundo o parlamentar, a criação da Frente ocorre em um momento em que a aplicação das emendas parlamentares, especialmente as chamadas “emendas PIX”, tem gerado questionamentos. “Os municípios beneficiados nem sempre aplicam os recursos em infraestrutura. Muitas vezes, o dinheiro é direcionado para outros serviços, como a compra de tratores. Precisamos garantir transparência e responsabilidade no uso desses valores”, afirmou Faustino.
Transparência e união política como pilares do combate à corrupção
O vereador Leo Souza (União) destacou que a união dos mandatos será essencial para o fortalecimento da Frente e o enfrentamento ao problema. “Hoje vejo se formar uma frente parlamentar que, se não olhasse para o que nos une, não iria conseguir. A gente precisa identificar pessoas que enxergam o mundo com lentes parecidas com as nossas, ou essas pessoas que querem normalizar o errado vão continuar sendo maioria”, declarou.
Já o vereador Subtenente Eliabe Marques (PL) ressaltou que combater a corrupção é uma forma de proteger os serviços públicos e garantir que a população seja beneficiada. “A corrupção compromete o bem-estar e a qualidade dos serviços. O Brasil vem caindo no ranking da Transparência Internacional. É preciso que façamos a nossa parte para fortalecer os mecanismos de controle e combater a improbidade administrativa”, afirmou.
Além dos vereadores de Natal, participaram do lançamento representantes de municípios potiguares como Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso e Mossoró, além de parlamentares de outros estados, entre eles Santa Luzia (PB) e Jaboatão dos Guararapes (PE).




















































