O secretário municipal de Governo, Sérgio Freire, representou o prefeito Paulinho Freire e classificou a reunião como um “ponto de partida” para uma nova etapa do equipamento e da região da Ribeira. “Estamos iniciando um diálogo com as empresas e as secretarias envolvidas sobre a implantação do terminal. Em breve, realizaremos uma visita técnica ao local para definir as melhores soluções”, destacou. Segundo ele, a Prefeitura está comprometida em apoiar todas as fases do projeto.
Anúncio. Rolar para continuar lendo. Parceria público-privada impulsiona o desenvolvimento da Ribeira
O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Roberto Serquiz, elogiou o engajamento da gestão municipal e a visão empreendedora do prefeito Paulinho Freire. “A receptividade foi muito positiva. Agora, vamos avançar com as definições necessárias para que o terminal volte a operar e beneficie o setor produtivo”, afirmou.
O presidente da Turc Serviços Marítimos, Daniel Penteado, destacou o potencial econômico do equipamento. Conforme ele, a reativação do terminal poderá fortalecer as cadeias produtivas da pesca, aquicultura e logística de transporte. Além disso, há expectativa de geração de cerca de 3 mil empregos diretos e mais de 5 mil indiretos.
Localizado às margens do Rio Potengi, o Terminal Pesqueiro possui 13.500 m² de área total e 4.800 m² construídos. Iniciado em 2009, o projeto chegou a 95% de execução, mas teve as obras interrompidas em 2010 por impasses judiciais. Agora, com a concessão para a empresa Turc Operações Marítimas — vencedora do leilão realizado pela Bolsa de Valores B3 —, o equipamento deve finalmente ser revitalizado e entrar em funcionamento.