O Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, fez neste domingo (12) um apelo direto aos políticos eleitos. Durante a missa das 8h da manhã, no Santuário Nacional de Aparecida (SP), ele pediu que os representantes do povo votem em leis favoráveis aos pobres e que promovam a redução das desigualdades sociais.
Leia também:
Festa de Nossa Senhora Aparecida deve reunir 450 mil fiéis
A celebração marcou o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e contou com a presença do presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin. O religioso afirmou que “para muitos, os pobres são invisíveis” e destacou a importância de políticas públicas voltadas para quem mais precisa.
Arcebispo de Aparecida critica desigualdades
Durante o sermão, Dom Orlando pediu que a padroeira interceda pelos brasileiros e ajude a diminuir a pobreza. “Vamos pedir duas esperanças: a diminuição da pobreza e das desigualdades sociais. Quando a pobreza diminui, experimentamos a paz, a convivência e a vida”, declarou, sendo aplaudido pelos fiéis.
Além disso, ele conclamou os católicos a “quebrarem as correntes das ideologias” e dos vícios. “Todos temos correntes que nos amarram. Precisamos libertar-nos delas, do mal e das divisões”, afirmou.
Repercussão política e fé
Após a missa, Alckmin comentou o sermão e destacou a importância do olhar para os mais vulneráveis. “Avançamos muito, saímos do Mapa da Fome, mas essa é uma tarefa permanente”, disse o presidente em exercício.
Enquanto isso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em Roma, onde será recebido nesta segunda-feira (13) pelo Papa Leão XIV. A reunião, segundo o Vaticano, tratará da luta global contra a fome e a pobreza.
Festa da Padroeira movimenta Aparecida
Neste ano, a Festa da Padroeira deve atrair cerca de 450 mil visitantes, segundo dados da Secretaria de Turismo de São Paulo. O evento, que gera uma movimentação financeira estimada em R$ 168,8 milhões, inclui milhares de romeiros vindos de todo o país. “Com pés machucados, eles não perderam a esperança e chegaram”, destacou Dom Orlando Brandes.
