A missa no Cristo Redentor celebrou, neste domingo (12), o aniversário do santuário com uma cerimônia especial no alto do Corcovado, no Rio de Janeiro. A celebração, presidida pelo reitor do Santuário, padre Omar Raposo, reuniu centenas de fiéis mesmo sob o céu nublado e o nevoeiro que cobria parcialmente o monumento.
Leia também:
Arcebispo de Aparecida pede votos pelos pobres
Durante a missa, o padre pediu que Nossa Senhora Aparecida interceda “pelas crianças esquecidas”, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade e fora da escola. O momento foi marcado por emoção e reflexões sobre a importância da solidariedade e da inclusão social.
Missa no Cristo Redentor tem presença de Renato Aragão
A celebração também contou com a presença do humorista Renato Aragão, um dos novos Embaixadores do Cristo Redentor para a Cultura e o Turismo. Durante o evento, ele foi chamado ao altar e teve a honra de colocar a coroa na imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
A nomeação de Aragão como embaixador foi instituída pela lei municipal de 14 de julho de 2025, que criou o Dia do Cristo Redentor no calendário oficial do Rio de Janeiro. Além disso, o padre Omar destacou o papel do santuário como símbolo de fé e ponto de união entre religião e cultura.
Celebrações e ações sociais
A programação do dia começou com o lançamento da campanha “Clássico é Brincar”, promovida pelo Consórcio Cristo Sustentável e pelo Festival Clássicos do Brasil. A ação busca arrecadar 10 mil brinquedos e livros infantis até 31 de outubro para crianças em situação de vulnerabilidade social.
Além da missa das 8h, outras celebrações ocorreram às 11h, 15h e 17h. Também houve a tradicional Oração do Ângelus ao meio-dia e às 18h. Conforme o sistema Alerta Rio, o tempo permaneceu instável, com pancadas de chuva isoladas previstas para o fim da tarde e temperatura máxima de 33 °C.
Iluminação especial e geminação entre santuários
Nesta segunda-feira (13), o monumento ao Cristo Redentor receberá uma iluminação azul especial às 19h para celebrar a geminação entre o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e o Santuário Santa Dulce dos Pobres, localizado na Bahia.
O acordo prevê parcerias nas áreas de Fé, Turismo, Cultura e Desenvolvimento Sustentável, com o objetivo de compartilhar experiências e fortalecer ações sociais conjuntas.
