Política

Tarifaço: Alckmin diz que Brasil pediu suspensão da tarifa

Foto: Cadu Gomes/VPR

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, afirmou neste domingo (12) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou ao governo dos Estados Unidos a suspensão da tarifa de 40% sobre produtos brasileiros. Segundo Alckmin, o pedido foi feito diretamente a Donald Trump durante uma conversa telefônica realizada no último dia 6 de outubro.

Leia também:
Arcebispo de Aparecida pede votos pelos pobres

De acordo com o vice-presidente, a sobretaxa é considerada excessiva e injustificada, já que o Brasil mantém isenção sobre a maioria dos produtos norte-americanos. “Dez mais quarenta por cento é muito e não justifica, porque, dos dez produtos que os Estados Unidos mais exportam pra nós, oito não têm imposto. O pedido do presidente Lula foi para suspender os 40% enquanto as negociações avançam”, explicou.

Alckmin diz que Brasil quer diálogo e entendimento

Ainda conforme Alckmin, cerca de um terço das exportações brasileiras para os Estados Unidos está sendo afetado pela medida, que ele classificou como um obstáculo comercial temporário. No entanto, o presidente em exercício demonstrou otimismo com as tratativas bilaterais.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Durante a reunião da semana passada, Donald Trump determinou que o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, será o responsável por conduzir as próximas etapas do diálogo. Questionado se Rubio poderia representar um entrave, Alckmin foi direto: “Não acredito, porque a orientação do presidente Trump foi muito clara: queremos diálogo e entendimento. O Brasil sempre defendeu isso. Pode haver um avanço importante.”

Além disso, o governo brasileiro reforçou que as tratativas contam com a participação dos ministérios da Fazenda, Relações Exteriores e Comércio Exterior, que atuam de forma coordenada para buscar um desfecho positivo.

Expectativa por encontro entre Lula e Trump

Além das conversas por telefone, há expectativa de um encontro presencial entre Lula e Trump nas próximas semanas, embora a diplomacia dos dois países ainda não tenha definido uma data. Certamente, a reunião poderá marcar um novo capítulo nas relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos, sobretudo em um momento de reaproximação econômica.

Ouça a 95 Mais FM ao vivo

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Direitos Humanos

Os feminicídios no Brasil voltaram ao centro do debate público neste domingo (7), quando milhares de pessoas participaram do Levante Mulheres Vivas em Brasília....

Economia

A nova pesquisa do IBGE mostra que idosos trabalhando no Brasil se tornaram um fenômeno cada vez mais presente no mercado de trabalho. O...

Política

A reta final do Congresso promete uma semana intensa em Brasília. Depois da aprovação da LDO, parlamentares retomam as atividades com uma agenda cheia...

Polícia

Neste domingo (7), dois criminosos armados invadiram o prédio da Biblioteca Mário Andrade, no centro de São Paulo, e levaram obras de arte.  A...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile