O Ministério da Saúde recebeu, na segunda-feira (13), 11.556 unidades de etanol farmacêutico para o tratamento de pacientes intoxicados por metanol, após o consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Com a doação da empresa brasileira Cristália Produtos Químicos e Farmacêuticos, todos os 26 estados e o Distrito Federal passam a contar com estoques do antídoto.
Leia também:
Brasil registra 32 casos confirmados de intoxicação por metanol
A distribuição de 10,3 mil unidades começou nesta terça-feira (14), enquanto 408 unidades permanecerão no estoque estratégico do Ministério, sendo enviadas conforme demanda. Cada frasco possui 30 ml, equivalendo a 11.556 ampolas padrão de 10 ml. A Anvisa autorizou a produção e fiscalizou a qualidade do produto antes da liberação.
“A doação reforça o estoque estratégico do Ministério, garantindo atendimento a todas as pessoas que necessitam de cuidado. Nossa atuação segue a ciência e orientações dos especialistas”, afirmou o ministro Alexandre Padilha.
Fomepizol: doação de Portugal e compra emergencial
Além do etanol, o Brasil recebeu 36 ampolas de fomepizol do governo de Portugal na última sexta-feira (10). O medicamento, usado para intoxicações por metanol, tem alta eficácia e produção limitada mundialmente. O estoque do SUS já conta com 1.036 frascos.
“Decidimos doar de forma emergencial, como gesto de solidariedade. Esperamos contribuir para salvar vidas”, disse o embaixador de Portugal, Luis Faro Ramos.
O Ministério da Saúde também adquiriu 2,5 mil unidades do fomepizol de uma empresa japonesa, das quais 1,5 mil já foram distribuídas aos estados, reforçando a estratégia emergencial de atendimento.
Atualização dos casos de intoxicação
Até segunda-feira (13), o Brasil registrava 213 notificações de intoxicação por metanol:
-
32 casos confirmados: São Paulo (28), Paraná (3) e Rio Grande do Sul (1)
-
181 em investigação
-
320 descartados
Os óbitos confirmados são 5 em São Paulo, enquanto 9 seguem em investigação: 3 em SP, 3 em PE, 1 no MS, 1 em MG e 1 no CE. São Paulo concentra o maior número de casos suspeitos, com 100 notificações, seguido por Pernambuco (43).
O Ministério da Saúde reforça que o etanol e o fomepizol devem ser usados exclusivamente sob prescrição médica e em ambiente hospitalar. A população não deve adquirir o medicamento por conta própria.
A atualização dos casos será realizada nas segundas, quartas e sextas-feiras, após às 17h, pela Sala de Situação do Ministério da Saúde.
