A Liga Contra o Câncer inaugurou nesta segunda-feira (13) a primeira unidade de oncologia pediátrica especializada no tratamento de câncer infantojuvenil do Rio Grande do Norte. A expansão dos serviços de pediatria no prédio do Alecrim busca ampliar o diagnóstico precoce da doença, uma das principais causas de morte entre crianças e adolescentes no país.
Leia também:
Adolescente potiguar recebe medula 100% compatível da Polônia
O novo prédio conta com consultórios, salão de quimioterapia, 10 leitos de UTI, 20 leitos de internação, sala de cinema e brinquedotecas em todos os andares. Apenas em 2024, a instituição realizou 17 mil atendimentos de crianças e adolescentes. Atualmente, 75 pacientes estão em tratamento na área de pediatria, e 60 novos casos de câncer infantojuvenil foram registrados em 2025.
O prefeito de Natal, Paulinho Freire, destacou a importância da unidade. “Vocês cumprem uma missão dada por Deus. Essa obra vai salvar vidas e ajudar no diagnóstico precoce das nossas crianças e adolescentes”, disse.
Projetos futuros e pesquisa
O superintendente adjunto da Liga, Ivo Barreto, ressaltou que a unidade é um sonho realizado e tem metas ambiciosas para o futuro. “Queremos implantar um banco de tumores para intercâmbio mundial de tumores raros. Inicialmente, teremos 15 leitos, mas a meta é chegar a 40 nos próximos 20 anos”, destacou.
A unidade ainda contará com área dedicada ao Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação (IEPI), com auditório e setor de pesquisa clínica, além de 17 leitos exclusivos para Transplante de Medula Óssea.
Parcerias e apoio financeiro
A construção foi viabilizada por doações do Ministério Público do Trabalho (MPT-RN), emendas do senador Styvenson Valentim, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e da Casa Durval Paiva.
Segundo a oncopediatra Cassandra Valle, toda a estrutura da unidade está associada a uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, reforçando o protagonismo da Liga no combate ao câncer no estado.
