O Ministério da Saúde atualizou nesta quarta-feira (15) os números de intoxicação por metanol após consumo de bebida alcoólica. Até o momento, 148 notificações foram registradas, sendo 41 casos confirmados e 107 em investigação. Outros 469 casos foram descartados.
Leia também:
Brasil recebe doações de etanol e fomepizol para intoxicação
O estado de São Paulo concentra a maioria das notificações, com 33 casos confirmados e 57 em investigação, representando 60,81% do total. Pernambuco também confirmou casos, além de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. O balanço de casos confirmados por estado é: 33 em SP, 4 no PR, 3 em PE e 1 no RS.
Em investigação, os estados com maior número de casos são São Paulo (57), Pernambuco (31), Rio de Janeiro (6), Mato Grosso do Sul (4), Piauí (3), Rio Grande do Sul (3), Alagoas (1), Goiás (1) e Paraná (1).
Até agora, foram 8 mortes confirmadas: 6 em São Paulo e 2 em Pernambuco. Outros 10 óbitos seguem em apuração, distribuídos entre SP (4), PE (3), MS (1), PB (1) e PR (1).
O Ministério da Saúde reforça que a ingestão de bebidas adulteradas com metanol representa risco grave à saúde, podendo levar à cegueira, falência de órgãos e morte. Autoridades de saúde orientam evitar consumo de bebidas de procedência desconhecida e procurar atendimento médico imediato em caso de sintomas como náuseas, vômitos, dor abdominal, visão turva ou dificuldade respiratória.
