Nesta quarta-feira (15 de outubro), o Brasil celebra o Dia do Professor, data que reconhece o trabalho e a dedicação dos profissionais da educação. A comemoração existe desde 1947, quando foi instituída oficialmente como forma de valorizar os educadores brasileiros.
Leia também:
Câmara aprova piso nacional para professores temporários
Dia do Professor é feriado?
Apesar da importância da data, o Dia do Professor não é feriado nacional, mas sim considerado ponto facultativo. Isso significa que a decisão de suspender atividades cabe às instituições de ensino e autoridades locais.
Na prática, muitas escolas da rede pública suspendem as aulas, garantindo um dia de descanso para os professores. No entanto, o funcionamento de setores como comércio, serviços e indústrias não é afetado, já que não há obrigatoriedade de fechamento.
Origem da data: por que 15 de outubro?
A escolha do 15 de outubro remonta ao período do Império. Em 1827, Dom Pedro I assinou um decreto estabelecendo regras para o ensino no Brasil, incluindo a criação das primeiras escolas de primeiras letras. Décadas depois, em 1947, a data passou a ser celebrada oficialmente como Dia dos Professores, reconhecendo a importância da educação para o país.
