As forças de segurança do Rio Grande do Norte deflagraram, nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (15), a Operação Território Seguro, uma ação conjunta de combate à atuação de organizações criminosas na Zona Oeste de Natal. Os detalhes da operação foram divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) em coletiva de imprensa no início da tarde.
Leia também:
Operação Território Seguro prende 32 suspeitos em Natal
Coordenada pela SESED, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a operação resultou em 32 prisões e na apreensão de armas, drogas e munições durante o cumprimento de 34 mandados de prisão, busca e apreensão.
Apreensões e objetivos da operação
No total, foram apreendidos mais de 3 quilos de drogas, entre maconha e cocaína, R$ 1.804 em dinheiro, quatro armas de fogo, mais de 100 munições de diferentes calibres e roupas táticas de uso policial. O objetivo da ação foi estrangular a capacidade operacional e financeira das facções criminosas com atuação no estado.
Participaram do cumprimento das ordens judiciais 83 equipes e mais de 330 profissionais da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Científica, Polícia Penal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e do Ministério Público Estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO).
De acordo com a SESED, a operação é fruto de meses de planejamento e investigações. “Além da integração entre as instituições, é preciso ressaltar também o trabalho de inteligência desenvolvido para estruturar esse tipo de operação. Foram meses de planejamento até a execução no dia de hoje”, destacou o secretário da SESED, coronel Francisco Araújo.
Ações concentradas na Zona Oeste de Natal
As diligências ocorreram em bairros da capital, Região Metropolitana e interior do estado, com foco principal na Zona Oeste de Natal. Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alarico Azevedo, a área foi mapeada estrategicamente.
“Foi feito um mapeamento detalhado sobre a geografia do local, incluindo morros e áreas de mata. Hoje estivemos nas ruas para apoiar o cumprimento dos mandados e reforçar a presença da Polícia Militar na região”, afirmou.
Como resultado, foram recolhidos aparelhos celulares, documentos, dinheiro e outros materiais que servirão de prova para o avanço das investigações.
O delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Herlânio Cruz, destacou o caráter conjunto da operação. “A Polícia Civil tem mostrado que chega com operações que rendem prisões, e vamos nos empenhar ao máximo para sempre apresentar o melhor resultado para a sociedade”, disse.
Integração e continuidade no combate ao crime
A Operação Território Seguro consolida uma atuação permanente de cooperação entre as forças de segurança, voltada à redução da criminalidade violenta, ao cumprimento de mandados judiciais e ao enfraquecimento das facções criminosas envolvidas em homicídios, tráfico de drogas e outros crimes graves no Rio Grande do Norte.
Os presos foram encaminhados para audiência de custódia e, em seguida, ao sistema prisional, onde permanecem à disposição da Justiça. O material apreendido passará por perícia e será incorporado aos procedimentos investigativos em curso.
