Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Economia

Comércio varejista do RN cresceu 2,6% em agosto, maior do país

Vendas do comércio varejista do RN cresceram 2,6% em agosto e receita subiu 2,9%, segundo IBGE, melhor desempenho do país em 2025.
Fernando Frazão/Agência Brasil

O comércio varejista do Rio Grande do Norte registrou crescimento de 2,6% em agosto em relação a julho, o maior percentual do país no período. O resultado também representa o melhor desempenho do indicador potiguar em 2025. Em comparação com agosto de 2024, o aumento foi de 7,3%.

Leia também:
Água mineral terá aumento de preço no RN. Garrafão de 20 litros pode chegar a R$15

As informações são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (15) pelo nstituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Receita nominal acompanha crescimento das vendas

O aumento do volume de vendas foi acompanhado pelo crescimento da receita nominal, que subiu 2,9%, também o maior índice nacional. Em relação ao mesmo mês do ano passado, a receita apresentou alta de 12,7%.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

No varejo ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, o volume de vendas cresceu 2,2%, enquanto a receita nominal aumentou 2,3% em agosto frente a julho. Nesse segmento, Goiás (4,8%) e Maranhão (2,3%) lideraram o crescimento de volume, enquanto o RN compartilhou o terceiro lugar com Roraima (2,2%).

Desempenho nacional e acumulado no ano

No Brasil, as vendas do comércio variaram apenas 0,2% em agosto, interrompendo quatro meses de queda consecutiva. Em relação a agosto de 2024, o crescimento foi de 0,4%, o quinto resultado positivo consecutivo. No acumulado de 2025, o varejo nacional registra aumento de 1,6% no volume de vendas e de 2,2% em 12 meses, menor taxa desde janeiro de 2024, mas mantendo a série positiva iniciada em setembro de 2022.

No Rio Grande do Norte, o acumulado do ano mostrou crescimento de 3,1% no volume de vendas e 8,7% na receita nominal. Em 12 meses, as vendas aumentaram 3,5% e a receita 9,0%. Para o varejo ampliado, o crescimento acumulado no ano foi de 1,9% no volume e 8,0% na receita, enquanto em 12 meses o volume subiu 3,5% e a receita 9,1%.

O desempenho evidencia a forte retomada do comércio potiguar, destacando-se nacionalmente em agosto de 2025.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Cidades

A Marinha do Brasil iniciou, na última quinta-feira (17), a instalação de uma base expedicionária em Lajes-RN, onde cerca de 130 militares do 3º...

Natal

A campanha de redução do ITIV, laudêmio e taxas cartorárias lançada pela Prefeitura do Natal vem apresentando resultados expressivos. Em 32 dias de vigência,...

Brasil

A votação dos destaques ao projeto de lei complementar PLP 168/2025, que busca amenizar os impactos do “tarifaço” dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros,...

Polícia

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), e a Polícia...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO