Um relatório sobre tendências de viagens, elaborado pela ABAV, Embratur e Amadeus (ForwardKeys), coloca o Rio Grande do Norte entre os dez estados que mais receberam turistas internacionais em 2025. O levantamento, que analisou dados de janeiro a setembro de 2025, destaca o RN ao lado de destinos como Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraná, Minas Gerais e Distrito Federal.
Leia também:
Comércio varejista do RN cresceu 2,6% em agosto, maior do país
De acordo com o estudo, os principais impulsionadores do crescimento do turismo internacional no país foram Rio Grande do Norte (+69%), Santa Catarina (+60%), Pernambuco (+59%) e Rio Grande do Sul (+50%).
Crescimento impulsiona visibilidade do RN
O diretor-presidente da Emprotur, Raoni Fernandes, celebrou o desempenho potiguar e o novo momento do turismo nacional.
“O Brasil vive um momento histórico, ultrapassando de forma inédita a marca de 7 milhões de visitantes estrangeiros ainda em setembro — e o Rio Grande do Norte faz parte disso. Mostramos o estado como um destino verde, autêntico e acolhedor, que proporciona conexão emocional com o viajante”, afirmou.
Nordeste consolida força no turismo
Segundo o relatório, o Nordeste tem se fortalecido como destino internacional, com um fluxo mais distribuído entre os estados. O Rio Grande do Norte aparece com crescimento de 69% nas viagens de retorno entre janeiro e setembro, confirmando sua ascensão no mercado.
Projeção positiva para o fim do ano
As perspectivas para o quarto trimestre (outubro a dezembro) seguem positivas. O relatório indica crescimento de 12% no turismo internacional do Brasil em relação ao mesmo período de 2024.
No ranking nacional, o Rio Grande do Norte ocupa o 7º lugar, com projeção de crescimento de 9%.
Para Raoni Fernandes, o cenário aponta para uma alta temporada recorde.
“Esse é o melhor dado, porque aponta para o futuro. Queremos fechar 2025 com resultados expressivos e fazer de 2026 o ano do Rio Grande do Norte. E isso sem contar os novos voos diários da JetSmart, que começam em 30 de dezembro”, destacou.
