Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Mundo

Roubo no Museu do Louvre fecha galeria de joias históricas em Paris

Foto: Divulgação

O roubo no Museu do Louvre provocou o fechamento do famoso museu de Paris neste domingo (19). De acordo com a ministra da Cultura da França, Rachida Dati, ladrões invadiram a Galeria Apollo, onde estão expostas joias da coroa e peças da coleção de Napoleão Bonaparte. O crime aconteceu durante a manhã, sem deixar feridos.

Leia também:
Protestos contra Donald Trump tomam ruas nos EUA e na Europa

Em publicação no X (antigo Twitter), Dati confirmou que o assalto ocorreu durante a inauguração do Louvre e afirmou que acompanha pessoalmente as investigações ao lado das autoridades policiais. “Estou no local com o museu e as equipes policiais. As investigações estão em andamento”, escreveu a ministra.

Roubo no Museu do Louvre causa fechamento temporário

Segundo informações da imprensa francesa, os criminosos invadiram a Galeria Apollo utilizando uma plataforma elevatória para acessar o andar onde ficam as joias. A ação durou apenas sete minutos, segundo o ministro do Interior, Laurent Nuñez, que classificou o caso como um “grande roubo”.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Além disso, os suspeitos chegaram em duas scooters de alta potência, pelo cais do Sena, e cortaram as janelas com uma esmerilhadeira antes da invasão. Nove peças da coleção de Napoleão Bonaparte e da Imperatriz Eugênia foram levadas, incluindo um colar, um broche e uma tiara. Parte das joias pode ter sido danificada durante a fuga.

De acordo com fontes policiais, a coroa da Imperatriz Eugênia foi encontrada do lado de fora do museu, o que indica que os ladrões deixaram o local às pressas. As investigações estão sob responsabilidade da Brigada de Repressão ao Banditismo (BRB) de Paris.

Museu abriga tesouros da França

O Louvre informou, em nota oficial, que permanecerá fechado durante todo o domingo “por razões excepcionais”. O museu, considerado o mais visitado do mundo, abriga algumas das coleções mais valiosas da França. Conforme o próprio site da instituição, a Galeria Apollo foi criada no século XVII a pedido de Luís XIV, o “Rei-Sol”.

Entre as peças mais conhecidas estão os diamantes Regent e Hortensia, exibidos sob iluminação especial. O diamante Regent, de mais de 140 quilates, não foi roubado, segundo o jornal Le Parisien.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Ouça a 95 Mais FM ao vivo

Notícias relacionadas

Educação

O Circuito Liga da Cultura segue encantando e transformando a rotina das escolas públicas do Rio Grande do Norte em sua terceira semana, unindo...

Mundo

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy começou a cumprir uma sentença de cinco anos nesta terça-feira (21) por conspirar para arrecadar fundos ilegais de campanha...

Polícia

Dois pesquisadores, entre eles um estrangeiro de nacionalidade chinesa, foram resgatados no último sábado (18) após ficarem ilhados por seis horas em uma trilha...

Brasil

Uma mulher de 26 anos morreu e dois homens ficaram feridos após um incêndio apartamento zona sul, na noite de sábado (18), em São...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO