Começou nesta segunda-feira (20) e vai até 24 de outubro a Semana Especial do Outubro Rosa, promovida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN). A ação integra a campanha mundial Outubro Rosa, com programação voltada à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Leia também:
Outubro Rosa: médica tricologista reforça importância dos cuidados capilares após quimioterapia e radioterapia
Durante toda a semana, o Grupo Reviver disponibilizará cerca de 400 mamografias gratuitas, realizadas das 7h às 17h, por ordem de chegada, em frente à sede da Assembleia, na Praça 7 de Setembro, Cidade Alta. O atendimento é direcionado a mulheres que realizaram a última mamografia há mais de um ano. A Coordenação de Saúde oferecerá ainda aferição de pressão arterial, orientações médicas, nutricionais e farmacêuticas, além de informações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A ProMulher contribuirá com atendimentos de assistência social, psicologia, orientação jurídica e serviços do Procon Mulher, promovendo um cuidado integral à saúde feminina. Parceiros da iniciativa, como a Neoenergia Cosern, Fecomércio RN/Senac e Mary Kay, oferecem desde cadastro em tarifa social até serviços de beleza e momentos de maquiagem para valorização da autoestima.
A programação inclui ainda atividades culturais: o cantor Victor Louvain se apresenta das 9h às 11h, e o Coral da Assembleia fará apresentações nos dias 20 e 22, das 11h às 12h. O público poderá visitar também a exposição do acervo do Memorial da ALRN, instalada durante toda a semana.
Como parte da mobilização, a Assembleia promove a campanha “Doe Amor em Detalhes”, estimulando a doação de acessórios femininos, como brincos, colares, echarpes, tiaras e turbantes, para mulheres em tratamento oncológico. As doações podem ser feitas na entrada principal da ALRN, na sede da ProMulher, na Escola da Assembleia e na Fundação Djalma Marinho.
A programação inclui ainda uma Sessão Solene em homenagem ao Outubro Rosa, que será realizada no dia 23 de outubro, às 14h, na sede da Assembleia. Todos os atendimentos e atividades seguem até 24 de outubro, disponíveis ao público.