Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump podem se reunir no próximo domingo (26) na Malásia. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou nesta segunda-feira (20) que há uma “janela” de oportunidade para um possível encontro entre os líderes durante a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), em Kuala Lumpur.
Leia também:
Trump elogia conversa com Lula e prevê novos encontros
O Itamaraty destacou que a agenda de encontros bilaterais de Lula ainda não foi definida. Por isso, embora exista a possibilidade de reunião com Trump, nada está confirmado, ficando a decisão a critério do interesse dos dois presidentes.
As negociações entre Brasil e Estados Unidos sobre o encontro começaram na semana passada, quando o chanceler Mauro Vieira se reuniu com o secretário de Estado americano Marco Rubio, em Washington. O objetivo inicial foi tratar do tarifaço imposto aos produtos exportados brasileiros.
Na sexta-feira (17), Lula e Mauro Vieira discutiram aspectos logísticos e possíveis encontros bilaterais durante a viagem do presidente à Indonésia e à Malásia, prevista entre 24 e 28 de outubro.
Caso a agenda não coincida, outras datas seguem em análise: entre 11 e 19 de novembro, em Brasília, durante intervalos da COP30, e nos dias 4 e 5 de dezembro, durante a Cúpula das Américas, na República Dominicana.
