Saúde

UFRN e Fecomércio firmam parceria para testar bebidas alcoólicas

Foto: Reprodução

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio) assinaram, nesta segunda-feira (20), um acordo de cooperação técnica para a testagem de bebidas alcoólicas com o objetivo de identificar possíveis casos de adulteração com metanol (álcool metílico).

Leia também:
RN recebe primeira remessa de antídotos para metanol

De acordo com o presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, não há registro de casos de adulteração no estado, e a iniciativa tem caráter preventivo. Ele destacou a importância da parceria e a credibilidade científica da UFRN, agradecendo o apoio da instituição na execução das análises.

Testes serão realizados no Laboratório de Combustíveis da UFRN

O reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, afirmou que a participação da universidade representa uma forma de responder à sociedade com base na pesquisa científica desenvolvida no Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes (LCL-UFRN).

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O coordenador do LCL, professor Valter Fernandes, explicou que será utilizada uma técnica considerada padrão ouro para a detecção de metanol nas amostras de bebidas.

Pelo acordo, a Fecomércio será responsável pelo planejamento e coleta das amostras, devidamente lacradas e codificadas, enquanto a UFRN fará as análises físico-químicas e emitirá os relatórios com os resultados.

O prazo de vigência do acordo é de 12 meses, e a participação dos comerciantes será voluntária, mediante adesão espontânea.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Economia

A nova pesquisa do IBGE mostra que idosos trabalhando no Brasil se tornaram um fenômeno cada vez mais presente no mercado de trabalho. O...

Política

A reta final do Congresso promete uma semana intensa em Brasília. Depois da aprovação da LDO, parlamentares retomam as atividades com uma agenda cheia...

Brasil

Brumadinho, sete anos depois, segue marcado por adoecimento físico e emocional, além de insegurança sanitária e econômica. A cidade mineira se aproxima do sétimo...

Saúde

O consumo de ultraprocessados aumentou de forma expressiva nos últimos quarenta anos, segundo uma série de artigos publicados por uma revista científica internacional. O...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile