A equipe da Sadef (Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN) conquistou 14 medalhas e três recordes no Campeonato Brasileiro de Jovens de natação paralímpica, realizado no último fim de semana em São Paulo. Quatro atletas integraram a equipe potiguar, e todos subiram ao pódio.
Gustavo Ribeiro, da categoria S11, venceu todas as seis provas que disputou, e ainda quebrou o recorde brasileiro de jovens em duas delas, os 100m costas e 400m livre. O atleta falou sobre a superação por enfrentar uma lesão recente: “esses últimos meses foram repletos de desafios, altos e baixos. Passei um tempo sem poder treinar, por causa de uma lesão no ombro. Mas tive ao meu lado pessoas que nunca deixaram de acreditar no meu propósito e me ajudaram no processo de recuperação. Sou muito grato a todas elas”, diz Gustavo.
Além dele, Douglas Pierry também é recordista brasileiro de jovens, nos 50m livre, categoria S9. Ele ainda faturou a prata nos 100m livre. Completando a lista de medalhistas, estão Davi Soares, com uma prata; e José Luan, com um ouro e quatro bronzes. Gustavo e Davi já tem uma nova disputa programada: eles estão entre os sete atletas da Sadef convocados para representar o RN nas Paralimpíadas Escolares, que acontece a partir de 17 de novembro, em São Paulo.
LEIA TAMBÉM: PF deflagra operação que apura desvios de recursos públicos nas cidades de Mossoró e Lucrécia