O Circuito Liga da Cultura segue encantando e transformando a rotina das escolas públicas do Rio Grande do Norte em sua terceira semana, unindo educação, cultura e sustentabilidade. O projeto, que promove a conscientização ambiental entre os estudantes com uma programação lúdica e interativa, desembarca esta semana em Cerro Corá na Escola Municipal Sebastiana Alves Noga, de 20 a 24 de outubro. Já a Escola Municipal Belmira Viana recebe o projeto de 27 a 31 de outubro, encerrando a etapa potiguar com mais uma semana de experiências transformadoras. Realizado pela Rede Educare, o projeto tem patrocínio da Auren via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal.
Antes de chegar a Cerro Corá, o Circuito Liga da Cultura percorreu o município de Santana do Matos, deixando um legado de aprendizado e engajamento entre professores, alunos e comunidade, na Escola Municipal Professora Maria Dagmar Delmiro e na Escola Municipal Professor Luiz Pereira. Ao todo, a iniciativa alcançará mais de 1,2 mil estudantes nas quatro escolas participantes, ampliando o impacto da educação ambiental de forma leve, divertida e significativa.
Um dos destaques do Circuito Liga da Cultura é o caminhão literário, abastecido com um acervo de 1200 livros e jogos interativos que despertam o olhar crítico para questões do meio ambiente. Aberto à visitação para todos os estudantes durante os dias em que o projeto fica presente em cada escola, o caminhão promete ser um convite irrecusável para uma imersão no tema sustentabilidade.
Cinco dias de transformação – De segunda a sexta-feira, os alunos do Ensino Fundamental I serão convidados a participar de exposições, oficinas criativas e atividades de conscientização, com um tema diferente a cada dia da semana: Reciclagem (segunda-feira), Água (terça-feira), Energia e Renovação (quarta-feira), Guardiões do Planeta (quinta-feira) e, encerrando a programação, Você em Ação: Feira de Conhecimento (sexta-feira). Um dos destaques do projeto é o caminhão literário, equipado com 1.200 livros, jogos interativos e estrutura para atividades de leitura ao ar livre.
“Receber o projeto Liga da Cultura em nossa escola é uma oportunidade valiosa para ampliar os horizontes dos nossos estudantes, unindo aprendizado, arte e cidadania. A cada atividade, eles são incentivados a refletir sobre a importância da sustentabilidade e a adotar atitudes conscientes no seu dia a dia. Esse movimento enriquece a rotina escolar, desperta o protagonismo dos alunos e fortalece a formação de cidadãos mais responsáveis e comprometidos com o futuro do nosso planeta”, afirma Rita Barbosa, diretora da Escola Municipal Sebastiana Alves Noga.
Já o diretor da EM Belmira Viana, Ivanilson Oliveira, acredita que toda a comunidade em torno da escola será beneficiada com o projeto. “Estamos dentro de um cenário onde existem dificuldades em relação ao meio ambiente e o projeto oferece possibilidades para que nossos estudantes tenham contato com práticas sustentáveis e, com isso, ter uma nova concepção da necessidade de preservar a casa comum, o meio ambiente”, afirma.
Educação que planta o futuro – A proximidade da COP 30, que será realizada no Brasil em 2025, foi uma inspiração decisiva para a criação do Circuito Liga da Cultura. Num momento em que o mundo volta os olhos para as urgências climáticas e os compromissos ambientais, o projeto surge como uma ação educativa estratégica, contribuindo para a formação de uma geração mais consciente e engajada com o futuro do planeta.
LEIA TAMBÉM: Preso é encontrado morto em cela da Penitenciária de Alcaçuz
