Polícia

Governo prorroga prazo de validade do concurso para praças da Polícia Militar

Foto: Sandro Menezes/Assecom

O Governo do Rio Grande do Norte prorrogou a validade do Concurso Público para o Curso de Formação de Praças da Polícia Militar (PMRN). A medida foi assinada nesta terça-feira (21) pela governadora Fátima Bezerra.

Leia também:
Governo do RN autoriza concurso com 300 vagas na Seap

A prorrogação reforça a política de recomposição do efetivo da PM, dá segurança jurídica aos candidatos e consolida o planejamento estratégico do governo para a segurança pública. O prazo, que terminaria nesta sexta-feira (24), foi estendido por mais dois anos.

Terceira turma de concursados

A ampliação da validade assegura a viabilidade da chamada de uma terceira turma (T3) de concursados para realizar o curso de formação. Segundo o secretário de Segurança Pública, Francisco Araújo, “manter a validade do certame garante a continuidade da recomposição dos efetivos das forças de segurança do Estado”.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O comandante-geral da PM, coronel Alarico Azevedo, esclareceu que a prorrogação não é garantia de convocação imediata, mas permite que os próximos chamados sejam realizados nos próximos dois anos.

O secretário da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, destacou o trabalho conjunto com o Ministério Público e outras secretarias para viabilizar a medida, garantindo segurança jurídica e transparência.

Contexto histórico e ações do governo

O concurso da PMRN foi lançado após mais de uma década sem novos ingressos na corporação.

  • T1: Concluída e incorporada.

  • T2: Em curso, com conclusão prevista para março de 2026.

  • T3: Agora poderá ser convocada com a prorrogação.

Entre 2019 e 2025, o RN realizou nove concursos públicos, contratando 4.600 servidores, incluindo policiais, bombeiros, peritos e policiais penais. Somente em 2024, a PM recebeu 1.210 novos integrantes.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

No mesmo período, foram contabilizadas mais de 19 mil promoções, sendo 17 mil na PM. A última ocorreu em abril de 2025 para 365 policiais militares.

Entre 2022 e 2023, o RN registrou a maior redução de violência do país, com queda de 18,8% nos homicídios. Natal é a capital menos violenta do Nordeste, com 16,50 mortes violentas por 100 mil habitantes.

O estado recebeu R$ 247,8 milhões do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) entre 2019 e 2025, com 64,6% executados, ocupando a 4ª posição nacional na execução do fundo.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Polícia

O crime ocorreu na zona oeste da capital paulista, nesta sexta-feira (23), dentro de um centro de distribuição da empresa Pão de Açúcar, localizado...

Polícia

O fortalecimento forças federais ganhou destaque no debate sobre segurança pública após o Governo Federal apresentar um conjunto de medidas voltadas à modernização e...

Polícia

A morte de Renan Nascimento, de 17 anos, ocorrida no dia 22 de janeiro de 2026, no Condomínio Engenho I, no bairro Santa Teresa,...

Polícia

Um adolescente de 17 anos, apontado como liderança de uma facção criminosa, foi apreendido na quinta-feira (22) durante uma ação do Comando de Policiamento...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile