O Rio Grande do Norte está sendo representado na 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília, pelo projeto The World of Arduino, desenvolvido pelos estudantes egressos Arthur Matias Morais Silva e Pedro Ryan Nunes de Oliveira, sob orientação do professor José Everton. A iniciativa, que une criatividade, tecnologia e educação, foi selecionada para a 6ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências, consolidando-se como o projeto potiguar entre os 24 trabalhos participantes do evento.
Criado na Escola Estadual de Tempo Integral 11 de Agosto, em Umarizal (RN), o The World of Arduino é um guia pedagógico que busca promover o ensino de tecnologia por meio da metodologia maker e da abordagem STEAM — que integra Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.
O material reúne 10 aulas completas, apostilas para docentes, planejamentos de aula, slides didáticos, uma lista com 30 exercícios práticos e até um canal no YouTube com videoaulas, oferecendo suporte para professores que desejam aplicar conceitos de programação e robótica na sala de aula.
O estudante Arthur Matias, autor do projeto, explica como surgiu a ideia. “O projeto surgiu a partir de uma demanda dos professores da minha escola sobre o tema inovação e tecnologia. Então, juntando o meu conhecimento e o do professor Everton, confeccionamos o guia. Ele vem para suprir essa necessidade, utilizando o Arduino como ferramenta principal”, contou o estudante, que está em Brasília na mostra.
LEIA TAMBÉM: Filme brasileiro “O Agente Secreto” tem pré-estreia em Natal com presença de atores potiguares
Segundo os autores, o projeto foi aplicado em sete encontros com professores do ensino médio, resultando em avanços expressivos na compreensão sobre prototipagem eletrônica e uso do Arduino. As avaliações mostraram melhorias no desempenho dos alunos e maior engajamento nas atividades práticas. Entre os desafios apontados, estão a necessidade de adaptar o ritmo das aulas aos diferentes níveis de conhecimento e a escassez de kits de Arduino em algumas escolas.
A secretária de Estado da Educação do RN, Socorro Batista, destacou o feito como um exemplo do potencial transformador da educação pública.“A presença de um projeto desenvolvido por nossos estudantes em um evento nacional de ciência e tecnologia mostra que o talento potiguar está entre os melhores do país. Iniciativas como essa fortalecem o protagonismo juvenil e reafirmam o compromisso do Estado com uma educação inovadora e de qualidade”, afirmou.