Chegaram ao Brasil, na última terça-feira (21), 40 kits de padrão de álcool metílico (120 frascos) da United States Pharmacopeia (USP). Os kits foram adquiridos pelo INCQS/Fiocruz, laboratório de referência da Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária (RNLVISA), com apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Leia também:
RN recebe primeira remessa de antídotos para metanol
Os kits serão distribuídos para os laboratórios da RNLVISA e para os laboratórios de criminalística do Ministério da Justiça, com o objetivo de auxiliar nas análises laboratoriais de quantificação do metanol em bebidas e no sangue.
Os padrões de referência garantem que produtos atendam às especificações de qualidade, pureza e potência, servindo como ponto de comparação para testes laboratoriais e ensaios.
A aquisição foi feita com 50% de desconto por meio do Programa de Acesso Preferencial para Reguladores aos Padrões de Referência da USP (PAR), em alinhamento ao memorando firmado entre a Anvisa e a Farmacopeia Americana em 2025, que promove colaboração técnica e científica.
O diretor-presidente da Anvisa, Leandro Safatle, destacou a articulação entre Anvisa, Ministérios da Saúde e da Justiça, INCQS, ANP, USP e importadora LAS do Brasil para acelerar a chegada dos padrões ao país e enfrentar a situação das intoxicações por metanol.
A medida é parte do conjunto de ações da Anvisa para combater os casos de intoxicação após a ingestão de bebidas alcoólicas contaminadas com metanol.






















































