Cerca de quatro milhões de beneficiários do INSS precisarão realizar a prova de vida para não ter o benefício bloqueado. Todos já foram notificados pelo aplicativo Meu INSS ou extrato bancário. O prazo para regularizar a situação é de 30 dias a partir da data do aviso.
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Como realizar a prova de vida
O INSS orienta que o procedimento pode ser feito de três formas:
Pelo Meu INSS, no site ou aplicativo, com login e reconhecimento facial, se solicitado;
Diretamente pelo aplicativo ou site do banco responsável pelo pagamento, quando disponível;
Presencialmente na agência bancária, apresentando documento oficial com foto.
Mesmo com o sistema automático, alguns casos exigem que o beneficiário realize a comprovação manualmente.
Importância e alerta contra golpes
A prova de vida garante que o beneficiário está vivo e evita fraudes, protegendo o sistema e os pagamentos previdenciários.
O INSS alerta sobre golpistas que tentam enganar aposentados e pensionistas com mensagens falsas, ligações ou visitas a domicílio. O instituto não envia WhatsApp, SMS ou servidores às residências para solicitar a prova de vida.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelos canais oficiais do INSS:
Site: gov.br/inss
Aplicativo Meu INSS
Central 135 (segunda a sábado, das 7h às 22h)






















































