A Prefeitura do Natal deu início a um processo gradual e planejado de retomada do turismo no Centro da Cidade. Após estudos, melhorias logísticas e definição de áreas de interesse, a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) promoveu, nessa sexta-feira (24), um FAMTour com 20 guias da empresa Luck Receptivo. A ação marca o retorno dos passeios turísticos no centro histórico, interrompidos há oito anos.
Leia também:
REJUG-RN: Prefeitura do Natal reforça compromisso com inovação no serviço público
Segundo o secretário municipal de Turismo, Sanclair Solon, o objetivo é familiarizar os guias com o novo roteiro e garantir que, a partir de novembro, os passeios regulares sejam iniciados. “É importante frisar que são oito anos sem qualquer passeio turístico comercializado no centro histórico. E tudo indica que, já no próximo mês, conseguiremos retomar esse movimento, inicialmente com a Luck. Acreditamos que, com esse início, outras empresas também se interessarão”, explicou.
Capacitação e parceria fortalecem a retomada do turismo
Além disso, o historiador Alexandre Rocha, responsável pela capacitação dos guias, destacou que a iniciativa é um passo fundamental para a valorização do patrimônio cultural da cidade. “Meu trabalho, por si só, não tem a capacidade de atrair turistas. Eu tinha como meta que o trade ou o poder público abraçassem essa ideia. Então, que bom que tanto a Setur quanto a Luck estão investindo nisso”, comemorou.
Certamente, a ação reflete o esforço conjunto entre a Setur Natal e outros órgãos municipais, como a STTU, Urbana e Guarda Municipal, além do apoio da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio. Conforme o planejamento, os passeios turísticos serão realizados às terças e quintas-feiras, com duração de até 1h30, oferecendo aos visitantes uma imersão na história, cultura e arquitetura do centro histórico de Natal.
Por outro lado, o projeto também representa uma oportunidade de revitalizar economicamente a região central, estimulando o comércio local e atraindo novos empreendimentos voltados ao turismo.






















































