A paraescalada brasileira teve motivo para comemorar na etapa de Laval, na França, da Copa do Mundo da modalidade. Neste domingo (26), Eduardo Schaus bronze garantiu a medalha na classe AU2, destinada a atletas amputados ou com função reduzida de membro superior.
Leia também:
Luisa Stefani vence WTA 500 de Tóquio e conquista 4º título do ano
O paranaense, que nasceu sem a mão direita, escalou 40 das agarras da parede na final, ficando atrás do norueguês Isak Ripman, com 45 agarras, e do alemão Kevin Bartke, que conquistou o topo. A disputa reuniu os quatro melhores da eliminatória de sábado (25) e marcou a primeira medalha de Schaus em etapas da Copa do Mundo neste ano, após ter sido vice-campeão mundial anteriormente.
Destaque brasileiro na paraescalada
Além de Eduardo, o Brasil celebrou a vitória de Marina Dias na classe RP3, destinada a atletas com limitações de alcance, força e potência. O ouro da paulista foi o primeiro da temporada para ela, após terceiros lugares em Salt Lake City, nos EUA, e Innsbruck, na Áustria.
A paraescalada terá estreia paralímpica nos Jogos de Los Angeles 2028, mas nem todas as classes estarão contempladas. A categoria de Eduardo Schaus bronze, AU2, será uma das oito disputadas, incluindo quatro por gênero, reunindo atletas com deficiências visuais, de membros superiores e inferiores, além de alcance e potência.






















































