Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Mundo

EUA e China firmam acordo sobre terras raras e suspendem tarifas

Foto: Vincent Thian/Pool via Reuters

As principais autoridades econômicas dos Estados Unidos e da China concluíram, neste domingo (26), um acordo sobre terras raras, marcando um avanço nas tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo. O entendimento prevê a suspensão temporária das tarifas impostas por Washington e a revisão dos controles de exportação chineses sobre minerais estratégicos.

Leia também:
Lula se reúne com Trump e negociações seguem neste domingo (26)

Logo, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, anunciou que o novo pacto remove a ameaça de tarifas de 100% que entrariam em vigor em 1º de novembro. Além disso, a China deve adiar por um ano a implementação do regime de licenciamento de exportação de terras raras e ímãs, permitindo que ambos os países reavaliem suas políticas.

Trump e Xi devem formalizar o acordo na Apec

Donald Trump e Xi Jinping devem se reunir na próxima quinta-feira (30), à margem da cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), na Coreia do Sul, para formalizar os termos do acordo sobre terras raras. Embora a Casa Branca tenha confirmado o encontro, Pequim ainda não fez o mesmo de forma oficial.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

De acordo com Bessent, o entendimento também prevê a retomada das compras de soja norte-americana pela China, interrompidas desde setembro. “Os produtores dos EUA se sentirão muito bem com o que está acontecendo nesta temporada e nas próximas”, declarou o secretário à ABC News.

Por outro lado, o vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng, e o negociador Li Chenggang classificaram as discussões como “intensas e construtivas”. Segundo eles, os países chegaram a um consenso preliminar, que agora passa pelos processos de aprovação interna.

Além das terras raras, os negociadores trataram de temas sensíveis, como o controle do TikTok nos EUA, a crise do fentanil e a ampliação do comércio bilateral. Conforme Bessent, há confiança de que a trégua tarifária seja estendida além do prazo de 10 de novembro, consolidando um novo ciclo de cooperação econômica.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Brasil

O mineiro Iago Queiroz desaparecido desde que retornou deportado dos Estados Unidos foi encontrado na manhã deste domingo (26) em um terminal de ônibus...

Mundo

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou neste domingo (26) que Israel decidirá forças estrangeiras que poderão atuar em Gaza como parte do plano...

Política

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou neste domingo (26) que o diálogo entre Brasil e EUA voltou a ocupar o...

Internacional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu neste domingo (26) com Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, em Kuala Lumpur, na Malásia....

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO