O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu neste domingo (26) com Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, em Kuala Lumpur, na Malásia. De acordo com o próprio Lula, a reunião foi “ótima” e as negociações para a suspensão do tarifaço de 50% às importações brasileiras seguem ainda neste domingo.
Leia também:
Lula se oferece como interlocutor entre EUA e Venezuela
O encontro marcou o primeiro contato formal entre os dois líderes, que mantinham relação distante desde o início do governo Trump. A situação se agravou em julho, quando Washington anunciou o tarifaço contra produtos brasileiros e impôs sanções a autoridades, citando o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Negociações bilaterais seguem neste domingo
Segundo o chanceler brasileiro Mauro Vieira, as conversas entre as equipes de ambos os países avançam neste domingo com o objetivo de buscar soluções rápidas para o impasse comercial. O tarifaço, anunciado em julho, foi um ponto de tensão significativo na relação Brasil-EUA.
Desde setembro, entretanto, o diálogo entre os líderes melhorou. Eles mantiveram breve contato durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York, o que abriu caminho para o encontro bilateral na Malásia. Agora, ambos buscam encaminhar a suspensão do tarifaço de 50% e discutir o impacto das sanções sobre autoridades brasileiras.






















































