Rio Grande do Norte

Polícia Científica do RN anuncia novo site para agendamento da Carteira de Identidade Nacional

Foto: Google Imagens

A Polícia Científica do Rio Grande do Norte (PCIRN) informou que o endereço eletrônico do site de agendamento para a Carteira de Identidade Nacional (CIN) foi alterado. A partir de agora, o acesso deve ser feito exclusivamente pelo novo portal: agendamento.pci.rn.gov.br.

Leia também:
Carteira de Identidade Nacional: o que você precisa saber

A primeira via da CIN é gratuita e ficará disponível no aplicativo GOV.BR. O agendamento pode ser feito de segunda a sexta-feira, a partir das 8h, com vagas liberadas diariamente para o dia útil seguinte. O horário do agendamento é apenas uma previsão de atendimento.

As Centrais do Cidadão de Natal (Zona Norte e Zona Sul), Parnamirim e Mossoró Estação também estão funcionando aos sábados pela manhã, ampliando o acesso da população ao serviço.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A carteira antiga continua válida até 28 de fevereiro de 2032, portanto não há necessidade de pressa para a emissão do novo documento. A atualização deve ser feita apenas em casos de foto desatualizada, desgaste, dados ilegíveis ou alteração de nome.

O prazo para recebimento da nova Carteira de Identidade Nacional é de até 30 dias, e o cidadão pode acompanhar o status pelo número do CPF ou protocolo de atendimento.

Documentos necessários

Obrigatórios:

  • Certidão de nascimento ou casamento (original ou cópia autenticada);

  • Comprovante de residência;

  • CPF;

  • Laudos médicos (quando aplicável).

Opcionais:

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
  • PIS e carteira de trabalho;

  • Título de eleitor;

  • Tipo sanguíneo e fator RH;

  • Cartão do SUS;

  • CNH.

O que muda com a Carteira de Identidade Nacional

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) é o novo documento de identificação unificado em todo o Brasil. Com ela, o CPF passa a ser o número único de registro, eliminando diferentes modelos de RG entre os estados.

Entre as principais vantagens estão:

  • Unificação: padronização do número de identificação com base no CPF;

  • Segurança: uso de QR Code para verificação de autenticidade e redução de fraudes;

  • Acessibilidade: emissão em formato físico e digital, garantindo mais praticidade e portabilidade.

A nova CIN traz mais segurança, modernidade e conveniência ao cidadão brasileiro, consolidando o documento de identidade em um modelo único e confiável.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Rio Grande do Norte

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de ventos costeiros para 31 cidades do Rio Grande do Norte, válido até a próxima...

Política

O prefeito de Guamaré, Hélio Willamy, conhecido como Hélio do Povo, foi agredido no último sábado (26) durante a cerimônia de premiação dos torneios...

Saúde

A segunda-feira (27) começou com mais uma operação pela vida no Rio Grande do Norte. Uma equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER),...

Polícia

Uma briga por estacionamento terminou em confusão e tiroteio na cidade de Currais Novos, na Região Seridó do Rio Grande do Norte, na noite...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile