O Rio Grande do Norte deu mais um passo para consolidar sua liderança na transição energética. A governadora Fátima Bezerra acompanhou, nesta terça-feira (28), durante a 16ª edição da Feira Brazil Windpower, em São Paulo, a assinatura de um acordo de cooperação técnica e científica entre o SENAI-RN, o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) para ampliação de projetos de pesquisa e educação voltados à energia eólica offshore.
O acordo prevê a cessão, em regime de comodato por 20 anos, de uma área da Codern no município de Areia Branca para a instalação de uma base tecnológica do SENAI. O espaço abrigará salas de aula, laboratórios e dispositivos de pesquisa voltados à geração de energia eólica no mar.
“O RN é exemplo em políticas ambientais, inovação e sustentabilidade energética, e, ao participar da Brazil Windpower 2025, reforça o compromisso do Estado com uma transição energética justa e sustentável, alinhada às metas da COP30 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”, pontuou Fátima Bezerra, acrescentando: “trazemos o exemplo potiguar de integração entre energia limpa, políticas ambientais e desenvolvimento social, destacando o papel do RN como modelo de economia verde no Brasil”.
O potencial do estado para produção de energias renováveis e hidrogênio verde foi apresentado pelo secretário adjunto da Sedec, Hugo Fonseca, em um painel no espaço da APEX Brasil. Ainda durante o evento, foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre a CODERN e o ISI Senai para o desenvolvimento de um sítio de testes de eólica offshore na margem equatorial do RN.
LEIA TAMBÉM: Homem é autuado por embriaguez ao volante enquanto transportava bebê de 9 meses, em Japecanga






















































