Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Economia

Pequenos negócios geram 88% dos empregos no RN em setembro

Sine Natal abre mais de 80 vagas de emprego para diferentes áreas. Atendimento presencial ocorre no bairro da Ribeira.
Foto: Heilysmar Lima

O mercado de trabalho potiguar manteve desempenho positivo em setembro de 2025, com a criação de 3.231 novos postos de trabalho formais, segundo o Boletim de Emprego do Rio Grande do Norte, elaborado pelo Sebrae-RN a partir de dados do Caged.

Leia também:
Natal tem saldo positivo na geração de empregos no mês de setembro

Desse total, 2.843 vagas foram abertas por pequenos negócios, o que representa 88% dos empregos gerados no período. O resultado reforça o papel das micro e pequenas empresas como principais responsáveis pela geração de trabalho e renda no estado.

Setor de serviços lidera a criação de vagas

Ao todo, foram registradas 21.201 admissões e 17.970 desligamentos, elevando o estoque de empregos formais para 554.461 vínculos ativos.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O setor de serviços segue na liderança, com 6.785 novas vagas no acumulado do ano, impulsionado por áreas como saúde, educação, alimentação e turismo. Em seguida aparecem a indústria (4.728) e o comércio (3.356).

Somente em setembro, o setor de serviços abriu 984 vagas, seguido do comércio (814), agropecuária (718) e indústria (412). As regiões de Natal, Mossoró e Caicó concentraram o maior número de contratações.

Natal lidera entre os municípios potiguares

Entre os municípios, Natal foi o destaque com 1.395 novos empregos formais, seguida por Parnamirim (282) e Lajes (158).

Por outro lado, cidades como Açu (-324) e Riachuelo (-81) registraram saldos negativos, indicando desafios pontuais em algumas regiões do estado.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Apesar de setembro ter sido o pior desempenho para o mês nos últimos cinco anos, o saldo de empregos no RN permanece positivo em 2025, reforçando a força dos pequenos negócios na geração de renda e formalização do trabalho.

De acordo com Zeca Melo, superintendente do Sebrae/RN, os números confirmam que os pequenos negócios são o principal vetor de crescimento do emprego no estado.

“Eles estão distribuídos em todos os municípios e setores, garantindo oportunidades e movimentando a economia”, ressaltou.

O Boletim de Emprego é uma publicação mensal do Sebrae/RN, baseada em dados do Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego, e apresenta análises por setor, porte empresarial e municípios.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Cidades

Um acidente na BR-101 foi registrado no início da tarde desta segunda-feira (10) causando transtornos no trânsito da capital potiguar. A colisão envolveu dois veículos...

Polícia

Duas mulheres foram flagradas, nesta segunda-feira (9), furtando cervejas em um estabelecimento comercial, localizado na avenida Jerônimo Câmara, no bairro Nazaré, zona Oeste de...

Educação

O ano letivo de 2026 teve início nesta segunda-feira (9) na Rede Municipal de Ensino de Natal, com a recepção de mais de 50...

Polícia

Policiais do 1º Batalhão de Polícia Militar prenderam um homem com  255 porções de substância branca análoga à cocaína e 532 porções de substância...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO