A Prefeitura de Natal e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) deram mais um passo importante no projeto de urbanização do Jacó, localizado no bairro das Rocas, zona Leste da capital. O prefeito Paulinho Freire recebeu, nessa sexta-feira (31), a equipe técnica da universidade para a apresentação do projeto-base de urbanização, que visa transformar a realidade da comunidade por meio de ações estruturais e sociais.
Leia também:
Carreira SUAS em Natal é sancionada e valoriza servidores da assistência social
Durante o encontro, os técnicos da UFRN detalharam a etapa funcional do projeto, que define as intervenções prioritárias e os eixos de obras. Entre as melhorias previstas estão a contenção de encostas, a recuperação de áreas degradadas, a implantação de drenagem e melhorias nos sistemas de água e esgoto. Além disso, o plano inclui a construção de escadarias, criação de áreas de lazer, 98 novas unidades habitacionais, reformas em 52 residências e regularização fundiária de 150 moradias.
Diálogo entre Prefeitura e UFRN fortalece o projeto de urbanização do Jacó
Para o prefeito Paulinho Freire, a iniciativa reforça o compromisso da gestão com o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida. “É muito importante mantermos esse diálogo aberto com a Universidade. No que depender da Prefeitura, vamos garantir celeridade para que esse sonho se torne realidade”, afirmou.
O projeto é desenvolvido pelo Departamento de Arquitetura da UFRN, por meio dos laboratórios LabHabitat e LabPlan, em parceria com a Secretaria Municipal de Habitação (Seharpe), e conta com recursos do programa Novo PAC Seleções. Conforme explicou a secretária da Seharpe, Íris Machado, a proposta é fruto de um trabalho técnico conjunto. “Estamos ansiosos pela entrega do projeto definitivo, que será motivo de grande celebração”, disse.
A coordenadora da UFRN, professora Maria Dulce Picanço Bentes Sobrinha, destacou que a ação responde a uma antiga reivindicação dos moradores. “Essa comunidade sonha há anos com um projeto de urbanização. Trabalhamos a quatro mãos e acreditamos nessa retomada”, ressaltou.
Também participaram da reunião a vice-prefeita Joanna Guerra, a secretária da Seinfra, Shirley Cavalcanti, o secretário Sérgio Freire (SMG), além de vereadores, engenheiros, arquitetos e docentes da UFRN.
