O temporal no Paraná que atingiu o estado neste fim de semana provocou destruição em várias cidades. As fortes chuvas vieram acompanhadas de rajadas de vento e granizo de grande porte. Em Jandaia do Sul, as pedras de gelo chegaram a pesar mais de 100 gramas, segundo moradores e autoridades locais.
Leia também:
Brasil registra 358 mil pessoas em situação de rua
De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), na madrugada deste domingo (2) as rajadas de vento alcançaram 95 km/h em Cornélio Procópio e 91 km/h em Santo Antônio da Platina. Além disso, pelo menos 15 municípios registraram ventos acima de 50 km/h durante o fenômeno climático, o que ampliou os estragos em telhados, fiações e plantações.
Cidades mais afetadas pelo temporal no Paraná
Ao menos sete cidades registraram queda de granizo: Jandaia do Sul, Mandaguari, Cianorte, Mandaguaçu, Entre Rios do Oeste, Planalto e Campo Mourão. Conforme a Defesa Civil, os prejuízos foram expressivos, com casas destelhadas, quedas de árvores e interrupções temporárias no fornecimento de energia.
As equipes regionais, em parceria com o Corpo de Bombeiros e as Defesas Civis municipais, atuam desde a madrugada para atender as famílias afetadas. Além disso, estão sendo distribuídas lonas e materiais de emergência para auxiliar na recuperação das moradias.
Também foi organizada ajuda humanitária para Jandaia do Sul, Pitangueiras e Barbosa Ferraz. Conforme o governo estadual, a ação inclui o envio de telhas, cestas básicas e kits de dormitório, higiene e limpeza.






















































