Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Novembro Azul: médico destaca importância de mudar cultura masculina em relação ao autocuidado

Durante o Novembro Azul, especialistas reforçam a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata e dos cuidados gerais do homem.
Foto: pressfoto/Freepik

O mês de novembro marca a campanha Novembro Azul, dedicada à conscientização sobre a saúde masculina, com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Em entrevista ao programa Chega Mais, da TV Ponta Negra, o urologista Dr. Maryo Kempes destacou a importância de mudar a cultura masculina em relação ao autocuidado e alertou para a alta incidência do câncer de próstata no país.

Leia também:
Novembro Azul alerta para prevenção do câncer de próstata

Homens vivem menos por falta de cuidado com a saúde

Segundo o especialista, as mulheres vivem em média 6,5 anos a mais que os homens, de acordo com o último censo, e um dos principais motivos é a negligência masculina com a própria saúde.

“Mais de 55% dos homens ignoram sintomas de alerta e 60% só vão ao médico levados por esposas ou filhas”, afirmou o médico.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Ele explica que o câncer de próstata é silencioso e que a única forma de diagnóstico precoce é a avaliação periódica com o urologista.

Quando procurar o urologista

Homens negros ou com histórico familiar da doença devem iniciar o acompanhamento a partir dos 45 anos. Para os demais, a recomendação é procurar o especialista a partir dos 50 anos.

“O câncer de próstata não manda recado. Quando dá sinais, muitas vezes já está avançado”, alertou Dr. Maryo Kempes.

Saúde do homem vai além da próstata

O médico reforçou que o Novembro Azul não se limita ao câncer de próstata. O objetivo é incentivar o homem a cuidar da saúde em todas as fases da vida, prevenindo também infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e outras doenças.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

De acordo com Dr. Kempes, a população idosa é hoje a que mais registra aumento de casos de ISTs.

“Essas pessoas resolvem o problema da potência sexual com medicamentos, mas deixam de usar preservativo. O resultado é o aumento de doenças transmitidas entre casais idosos”, alertou.

O urologista destacou ainda que casos de idosas e até bisavós com diagnóstico de HIV são cada vez mais comuns nos consultórios. “Isso não é ficção nem novela. É a realidade que enfrentamos todos os dias”, lamentou.

Assista

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

 

 

 

 

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

 

 

 

 

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

 

 

 

 

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

 

Notícias relacionadas

TV Ponta Negra

As sextas-feiras vão ganhar um clima de festa na tela da TV Ponta Negra. A partir do dia 14 de novembro, o programa Chega...

Brasil

A maratona da solidariedade começou! O Teleton 2025 AACD já está no ar e traz uma mensagem poderosa: “Confiamos no futuro, confiamos em você”....

Entretenimento

A apresentadora do programa Chega Mais, da TV Ponta Negra, Priscilla de Sousa, participa na madrugada deste sábado (8), do Teleton 2025, campanha nacional...

Saúde

A Sociedade Brasileira de Urologia do Rio Grande do Norte (SBU-RN) realiza, no próximo sábado (9), a abertura oficial da Campanha Novembro Azul 2025....

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO