O Carnatal, tradicional carnaval fora de época realizado em Natal, agora faz parte oficialmente do calendário turístico brasileiro. A inclusão foi aprovada nesta terça-feira (4) pela Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR), em decisão terminativa.
Leia também:
Claudia Leitte escolhe Carnatal para estrear músicas inéditas
O Projeto de Lei (PL) 3.034/2023, de autoria do ex-deputado e atual prefeito de Natal, Paulinho Freire (União-RN), recebeu relatório favorável do senador Rogério Marinho (PL-RN) e segue agora para sanção presidencial.
Evento é um dos maiores do país e movimenta a economia potiguar
A proposta reconhece o Carnatal como um dos maiores eventos do gênero no Brasil, reunindo cerca de um milhão de foliões durante quatro dias de festa, geralmente no início de dezembro.
Conhecido por impulsionar o turismo e a economia local, o Carnatal se consolidou como vitrine da cultura nordestina e atrai visitantes de diversas regiões do país.
De acordo com dados do Instituto Fecomércio do Rio Grande do Norte, a edição de 2024 movimentou R$ 112 milhões, um crescimento de 51,8% em relação ao ano anterior. O gasto médio diário dos turistas ultrapassou R$ 1,5 mil, demonstrando o impacto direto do evento na geração de emprego e renda.
“O Carnatal é um motor importante da economia potiguar, que fortalece o comércio, os serviços e toda a cadeia produtiva do turismo na região”, destacou o senador Rogério Marinho em seu parecer.






















































