Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Rio Grande do Norte

Maria, José e Silva lideram nomes e sobrenomes no Rio Grande do Norte

Maria, José e Silva são os nomes e sobrenome mais comuns no Rio Grande do Norte, segundo levantamento do IBGE com dados do Censo 2022.
Foto: mockup sobre foto PxHere

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta terça-feira (4), a nova edição do levantamento Nomes no Brasil, com base nos dados do Censo Demográfico 2022. A pesquisa revelou os nomes e sobrenomes mais populares em todo o país e também por estado.

Leia também:
IFRN abre 800 vagas em cursos técnicos gratuitos para 2026

No Rio Grande do Norte, os nomes Maria e José seguem como os mais comuns entre as mulheres e os homens, respectivamente. Entre os sobrenomes, o destaque vai para Silva, presente em 919.522 pessoas no estado — o equivalente a quase 17% da população potiguar.

Os nomes mais populares entre as mulheres

O nome Maria aparece no topo do ranking feminino com 363.560 registros, seguido por Ana (76.775) e Francisca (52.102). Também figuram entre os dez primeiros Antonia, Rita, Josefa, Julia, Vitoria, Laura e Letícia.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
Os nomes mais populares entre os homens

Entre os homens, José lidera com 139.098 registros, acompanhado por Francisco (108.298) e João (80.752). Os nomes Antônio, Pedro, Luiz, Carlos, Lucas, Paulo e Manoel completam a lista dos dez mais usados.

Sobrenomes mais comuns no RN

O levantamento também incluiu, pela primeira vez, os sobrenomes mais frequentes. Silva aparece em primeiro lugar, seguido por Oliveira (239.898), Santos (220.180), Lima (190.764) e Souza (163.129). Outros sobrenomes populares entre os potiguares são Nascimento, Costa, Araújo, Pereira e Ferreira.

Ranking de nomes mais populares em Natal

Na capital potiguar, os resultados seguem a mesma tendência. O nome Maria é o mais comum entre as mulheres, com 69.849 registros, seguido por Ana (17.722) e Francisca (8.027).

Entre os homens, José também ocupa o primeiro lugar, com 21.485 registros, seguido de João (16.776) e Francisco (13.904).

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Nos sobrenomes, Silva lidera com folga em Natal, com 182.315 registros, seguido por Oliveira (51.000), Santos (46.537), Lima (43.545) e Souza (36.190).

Mais sobre a pesquisa

O projeto Nomes no Brasil tem por base as listas de moradores dos domicílios em 1º de agosto de 2022, data de referência do Censo 2022. Foram registrados, em dois campos distintos, o nome e o sobrenome completo de todos os moradores do domicílio informados pelo entrevistado na data de referência. Ressalta-se que, para fins de divulgação, do campo ‘nome’ considerou-se apenas o primeiro nome informado e, para o campo ‘sobrenome’ foi feita uma frequência dos sobrenomes, não importando a ordem em que foram registrados.

As formas variantes dos nomes foram contabilizadas distintamente, conforme registradas na lista de moradores do domicílio no momento da coleta do questionário. Desse modo, nomes como Ana ou Anna, Ian ou Yan, Luis ou Luiz, entre outros, foram considerados com a grafia original da coleta. Também não foram previstos sinais diacríticos (acento agudo, acento circunflexo, acento grave, cedilha, trema e til); assim, nomes como Antônio, Cauã, Luís, Luísa, entre outros, foram considerados sem tais sinais.

O sexo dos moradores também reflete exclusivamente a informação declarada no momento da coleta do questionário. Por essas razões, podem existir diferenças entre os nomes coletados em 2010 e os coletados em 2022.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A primeira edição do Nomes no Brasil foi a partir dos nomes informados no Censo Demográfico 2010.

Quer conhecer o ranking completo? CLICA AQUI!

Notícias relacionadas

Economia

O volume de vendas do comércio varejista ampliado do Rio Grande do Norte caiu 0,3% em setembro de 2025 em comparação com agosto, após...

Economia

O número de pessoas ocupadas com carteira assinada aumentou no Rio Grande do Norte em 2023, mas o valor médio dos salários apresentou queda,...

Economia

O volume de serviços do Rio Grande do Norte cresceu 3,6% em setembro em comparação com agosto, registrando o melhor desempenho do ano para...

Polícia

Um homem identificado como William Oliveira Paulino fugiu na manhã desta quinta-feira (13) da Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal, após se...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO