O cinema brasileiro volta a brilhar com a estreia nacional de O Agente Secreto, novo filme do pernambucano Kleber Mendonça Filho. A produção chega nesta quinta-feira (6) a mais de 700 salas de cinema em 370 cidades brasileiras. Além disso, a estreia acontece simultaneamente em Portugal e Alemanha, reforçando o alcance internacional da obra.
O longa já passou por mais de 50 festivais e conquistou 20 prêmios, entre eles Melhor Direção e Melhor Ator (Wagner Moura) no Festival de Cannes. Além disso, é o representante do Brasil na corrida pelo Oscar 2026 na categoria Melhor Filme Internacional.
Ambientado em 1977, durante a ditadura militar, o filme começa com a provocadora frase “um ano de muita birra”. A partir daí, o público mergulha na alma de um país em tensão. Enquanto a narrativa avança, a direção de arte e a trilha sonora constroem um retrato sensorial da época — o ruído do orelhão, o ronco do fusca e o calor das ruas.
No elenco, Wagner Moura interpreta Marcelo, um professor de tecnologia que tenta recomeçar a vida no Recife. Com isso, o ator, premiado em Cannes, é apontado como um dos favoritos ao Oscar de Melhor Ator 2026.
A atriz Tânia Maria emociona como Dona Sebastiana, dona de um edifício que acolhe refugiados. Por isso, o papel humaniza o filme e já colocou a atriz em destaque nas revistas Variety e The Hollywood Reporter, que a citam entre as possíveis indicadas ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.
E tem potiguar no elenco
A atriz Alice Carvalho destacou a importância da diversidade no cinema nacional:
“Ver nossos sotaques e rostos nas telas é poderoso. Isso é o Brasil que quer se ver representado.”
O Agente Secreto terá exibição em mais de 90 países, incluindo China, México, Índia e Coreia do Sul. Dessa forma, o longa se consolida como um dos maiores lançamentos do cinema brasileiro em 2025.






















































