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INSS alerta para golpes com ligações falsas sobre Prova de Vida

Foto: divulgação

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um alerta sobre um novo golpe da Prova de Vida do INSS. Criminosos estão se passando pela Central 135 e pedindo que os beneficiários digitem “1” ou “2” para confirmar dados ou manter o benefício ativo. Segundo o órgão, trata-se de uma fraude.

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O INSS não realiza Prova de Vida por telefone, mensagem de texto ou aplicativos de mensagem, e jamais solicita senhas, dados pessoais ou transferências de dinheiro.

Prova de Vida é automática e segura

Atualmente, a Prova de Vida é feita de forma automática, com base no cruzamento de dados oficiais do Governo Federal.
A maioria dos aposentados e pensionistas não precisa realizar nenhuma ação para manter o benefício ativo.

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Apenas os segurados que não foram identificados automaticamente precisam realizar o procedimento. Eles são notificados somente por meio de aviso no extrato bancário. Segundo o INSS, cerca de 4 milhões de beneficiários já receberam essa notificação e têm 30 dias para regularizar a situação.

Como regularizar a Prova de Vida

Quem precisar realizar o procedimento pode escolher uma das opções:

  • Pelo Meu INSS: acessar o site ou aplicativo, fazer login e seguir as instruções. Caso solicitado, realizar o reconhecimento facial.

  • Pelo banco: algumas instituições permitem fazer a Prova de Vida diretamente pelo aplicativo ou site.

Como se proteger dos golpes

O INSS orienta os beneficiários a desconfiar de qualquer ligação, mensagem ou e-mail que solicite confirmação de dados ou ameace o bloqueio do benefício.
Em caso de ligação suspeita, não forneça informações pessoais e encerre imediatamente a chamada.

Se restar dúvida, o beneficiário deve ligar diretamente para a Central 135 ou acessar o site ou aplicativo Meu INSS.

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O órgão reforça que os golpes têm como principal alvo aposentados e pensionistas. A recomendação é compartilhar a informação com familiares e amigos para evitar novas vítimas.

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