O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abre, nesta quinta-feira (6), a Cúpula de Líderes da COP30, em Belém (PA). O evento reúne chefes de Estado e lideranças internacionais em dois dias de debates sobre clima, florestas e oceanos.
A primeira plenária temática ocorre hoje à tarde, com o tema “Clima e Natureza, Florestas e Oceanos”. Amanhã estão previstas mais duas sessões. Durante a manhã, Lula recebe os líderes que chegam à capital paraense e faz o discurso de abertura da Plenária Geral de Líderes, seguida das falas de representantes de outros países e organizações, cada um com até cinco minutos.
Após a abertura, o presidente participa de um almoço oficial com as delegações estrangeiras para o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF). A iniciativa tem como objetivo financiar ações de preservação e compensação ambiental nos países que abrigam florestas tropicais, como o Brasil e as demais nações da Amazônia.
Segurança
Belém vive dias de intensa movimentação. A cidade recebeu reforços de segurança e obras de infraestrutura, e, simbolicamente, tornou-se a capital do país durante o evento. Desde o início da semana, vigora o decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), solicitado pelo governador Helder Barbalho, para garantir a segurança de autoridades e participantes, seguindo o mesmo modelo adotado em eventos como o G20 e os BRICS.
Com a presença de líderes mundiais e cobertura internacional, a COP30 coloca a Amazônia no centro das discussões climáticas. A Rádio Nacional e demais veículos seguem acompanhando todos os desdobramentos da conferência.






















































