Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Prazo para contestar descontos do INSS termina dia 14

Aposentados e pensionistas têm até 14 de fevereiro para contestar descontos indevidos do INSS e pedir ressarcimento, alerta o presidente do instituto.
Foto: Marcello Casal

Aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos do INSS têm até a próxima sexta-feira (14) para contestar os débitos não autorizados. O prazo foi definido pelo Ministério da Previdência Social (MPS), que orienta os beneficiários a formalizarem o pedido para garantir o ressarcimento dos valores pelo governo federal.

Leia também:
INSS paga R$ 2,1 bilhões em ressarcimento a aposentados com descontos indevidos

Como contestar os descontos

A contestação pode ser feita por três canais oficiais do INSS:

  • Meu INSS (aplicativo ou site) – com login pelo CPF e senha da plataforma Gov.br;

  • Central 135 – ligação gratuita, de segunda a sábado, das 7h às 22h;

  • Agências dos Correios – mais de 5 mil unidades oferecem atendimento gratuito e assistido.

No aplicativo ou site Meu INSS, o cidadão deve acessar o serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas” e clicar em “Não autorizei o desconto”. A partir daí, o sistema registra a contestação, e a entidade responsável pelo débito tem até 15 dias úteis para responder.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Se não houver resposta dentro do prazo, o INSS libera automaticamente a opção para adesão ao acordo de ressarcimento.

Como aderir ao acordo

A adesão é gratuita e não exige envio de documentos adicionais. Após o prazo de 15 dias úteis, o beneficiário deve acessar o campo “Consultar Pedidos”, selecionar “Cumprir Exigência” e marcar a opção “Aceito receber” para concluir o processo.

Os valores serão devolvidos diretamente na conta onde o aposentado ou pensionista recebe o benefício, corrigidos pela inflação oficial (IPCA) do período em que houve o desconto indevido.

O Ministério da Previdência ressalta que não é necessário ingressar com ação judicial para reaver o dinheiro. Mesmo após o fim do prazo para contestar, no dia 14 de novembro, a adesão ao acordo de ressarcimento seguirá aberta pelo aplicativo ou nas agências dos Correios.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
Balanço do ressarcimento

Desde maio, o sistema já registrou 5,9 milhões de contestações. O governo federal devolveu R$ 2,4 bilhões a 3,6 milhões de aposentados e pensionistas, o que representa 75,3% do total de beneficiários aptos a aderir ao acordo.

Notícias relacionadas

Rio Grande do Norte

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte (Ipern) convocou os aposentados e pensionistas aniversariantes do mês de janeiro...

Rio Grande do Norte

O Governo do Rio Grande do Norte efetua nesta sexta-feira (9) o pagamento do 13º salário do RN aos servidores públicos estaduais. O depósito...

Economia

O Rio Grande do Norte já contabiliza 138.711 aposentados e pensionistas ressarcidos por descontos associativos indevidos aplicados em benefícios do INSS. O valor pago...

Brasil

A Polícia Federal passou a apurar se existe alguma relação entre Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha, e o empresário Antônio Camilo...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO