Após a passagem de um tornado no Paraná, seis pessoas morreram e centenas ficaram feridas. O fenômeno, que atingiu Rio Bonito do Iguaçu e Guarapuava, foi classificado como categoria EF-3 na escala Fujita pelo Simepar, com ventos que ultrapassaram 250 km/h. A força destrutiva devastou 90% de Rio Bonito do Iguaçu, segundo o Governo do Estado.
Leia também:
Desabamento em galpão deixa dois mortos em São Gonçalo do Amarante
A gestão do governador Ratinho Jr. (PSD) decretou luto oficial de três dias em memória às vítimas. Por volta das 17h de sábado (8), o Corpo de Bombeiros encerrou as buscas, já que não havia mais registros de desaparecidos. Conforme a Defesa Civil, cerca de mil pessoas ficaram desalojadas e 28 estão desabrigadas. Desde sexta-feira (7), pelo menos 750 pessoas receberam atendimento médico em diferentes municípios da região.
Quem são as vítimas do tornado no Paraná
As seis pessoas que perderam a vida na tragédia foram identificadas. Cinco delas moravam em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava.
-
Adriane Maria de Moura, 47 anos, estava em um supermercado que desabou com a força dos ventos.
-
Claudino Paulino Risse, 57 anos, morreu após o tornado atingir sua região. Ele deixa esposa, filha e neto.
-
Jurandir Nogueira Ferreira, 49 anos, morreu após um poste cair sobre seu carro.
-
José Neri Geremias, 53 anos, de Guarapuava, faleceu dentro de casa, no assentamento Nova Geração.
-
Julia Kwapis, 14 anos, foi arrastada pelas rajadas de vento enquanto estava na casa de uma amiga. A jovem chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu.
-
José Gieteski, 83 anos, também morador de Rio Bonito do Iguaçu, teve a morte confirmada, embora ainda não haja detalhes sobre as circunstâncias.
Além das perdas humanas, dezenas de famílias perderam suas casas, comércios e plantações. As equipes da Defesa Civil e do Exército seguem atuando para restabelecer o fornecimento de energia e auxiliar os moradores atingidos.
