A exposição Feito Potiguar entra em suas últimas semanas na Pinacoteca do Rio Grande do Norte, no Palácio Potengi, em Natal. Após uma temporada de sucesso com mais de 3.500 visitantes registrados, a mostra segue aberta à visitação até o dia 23 de novembro, com entrada gratuita para o público.
Leia também:
Congresso de Direito das Crianças começa nesta quinta em Natal
Reunindo obras de 51 artistas potiguares já falecidos, a exposição propõe um mergulho histórico na arte e na identidade cultural do estado. As peças, que datam do final do século XIX, retratam paisagens, tradições e personagens que compõem o imaginário potiguar por meio da pintura, escultura, tapeçaria e outras expressões artísticas.
Segundo o curador Manoel Onofre, a receptividade do público foi marcante. “Foi emocionante ver tantas pessoas se reconhecendo nas obras e se aproximando da arte feita aqui. A mostra revela a potência do imaginário artístico local”, destacou.
Quatro módulos de homenagem
A Feito Potiguar é dividida em quatro módulos temáticos:
-
Poética Fundante — retrata paisagens do litoral ao sertão, casarios históricos e o cotidiano do povo;
-
Cascudo, as Tradições e o Folclore — celebra as festas populares e a devoção religiosa;
-
Natureza Viva — destaca a flora e fauna potiguar, com o caju como símbolo do estado;
-
Feito Feminino — presta tributo às mulheres que romperam barreiras nas artes visuais.
O evento é uma realização do Sebrae-RN, com apoio do Conselho Estadual de Cultura, Secult e Fundação José Augusto (FJA), responsáveis pela administração da Pinacoteca.
A visitação pode ser feita de terça a domingo, das 10h às 17h, até o dia 23 de novembro, no Palácio Potengi, localizado na Cidade Alta, em Natal.
