Os usuários do aplicativo Gov.br agora recebem alertas sobre o vencimento do passaporte, uma nova funcionalidade lançada nesta quarta-feira (12) em parceria entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Polícia Federal (PF).
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Segundo o governo, as notificações personalizadas são enviadas pela Caixa Postal do aplicativo em três momentos:
Oito meses antes do vencimento;
Três meses antes do fim da validade;
Após o documento vencer.
A expectativa é que, até 2026, mais de 1,9 milhão de pessoas recebam os lembretes para renovar o passaporte. Para acessar as mensagens, é necessário possuir conta de nível Prata ou Ouro na plataforma Gov.br.
“Essa é uma iniciativa que simplifica a vida das pessoas e fortalece a confiança na instituição”, destacou o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues.
Caixa Postal personalizada
Disponível desde fevereiro, a Caixa Postal do Gov.br permite o envio de mensagens personalizadas sobre diversos serviços públicos. Desde o lançamento, já foram encaminhadas mais de 30 milhões de notificações, com informações sobre o Enem, Concurso Nacional Unificado (CNU), Bolsa Verde, Meu SUS Digital, Pé-de-Meia e outros programas.
Serviços e níveis de conta
A plataforma Gov.br reúne 4,6 mil serviços federais e 8,7 mil de estados e municípios, incluindo Assinatura Gov.br, Meu INSS, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito.
O nível Prata pode ser obtido por reconhecimento facial via CNH ou pela validação de dados bancários em instituições credenciadas. Já o nível Ouro, que garante acesso total e mais segurança, é concedido a quem realiza reconhecimento facial pela Justiça Eleitoral ou utiliza o QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN).






















































