O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para chuva extrema e ventos acima de 100 km/h em quatro estados. Conforme o órgão, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul devem enfrentar tempestades severas entre este domingo (16) e a segunda-feira (17). Além disso, a instabilidade também pode avançar para áreas do Sudeste nas próximas horas.
Leia também:
Cientistas apontam indícios de dinossauros na Amazônia
O Inmet explica que a formação rápida de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical próximo à foz do Rio da Prata, intensifica o risco. Segundo o relatório, a expectativa é de volumes superiores a 60 mm por hora ou mais de 100 mm em 24 horas. Além disso, rajadas de vento acima de 100 km/h e queda de granizo podem ocorrer em pontos isolados.
Alerta de chuva extrema e principais riscos
De acordo com o Inmet, diversas ocorrências podem se repetir durante a passagem do sistema. Entre elas, estão quedas de árvores, destelhamentos, cortes de energia e alagamentos repentinos. Além disso, algumas áreas podem registrar formação de tornados ou downbursts, especialmente no Sul e Oeste do Rio Grande do Sul, Oeste do Paraná, Santa Catarina e Sul do Mato Grosso do Sul.
O cenário exige atenção. Embora muitas cidades estejam preparadas para temporais, eventos desse porte podem gerar transtornos rapidamente. Assim, a população deve acompanhar os informes das autoridades locais.
Como se preparar e o que fazer
O alerta segue válido até a madrugada de segunda-feira (17). Por isso, o Inmet orienta os moradores a desligarem dispositivos elétricos, evitarem áreas abertas e se manterem longe de estruturas que possam ceder. Além disso, conduzir veículos com cautela e evitar pontos alagados são ações fundamentais.
Segundo especialistas, ter um plano de emergência simples — como rota alternativa ou identificação de um abrigo seguro — ajuda a reduzir riscos. Em muitos municípios, as sirenes da Defesa Civil podem ser acionadas ao primeiro sinal de ventos muito fortes.
