O serviço de distribuição de conteúdo em nuvem Cloudflare registrou uma instabilidade nesta terça-feira (18). A queda acabou afetando vários sites e apps, casos do X (Twitter) e ChatGPT.
O pico de reclamações sobre o X aconteceu às 8h39 (horário de Brasília) com 1.173 reportagens de problemas na plataforma, enquanto as reclamações sobre a OpenAI tiveram pico de 172 reportes às 9h11. No caso do ChatGPT, a mensagem de erro pedia para que uma ferramenta do Cloudflare fosse desbloqueada. No X, ao tentar atualizar o feed, aparecia uma mensagem de erro. No Canva, a situação é semelhante.
A instabilidade ocorreu pelo sistema de distribuição Cloudflare e impactou outros sites e apps como Canva, e dificultou o acesso ao próprio Down Detector, que utiliza do mesmo sistema. A plataforma registrou pico de 5.249 reportes de falha às 9h12.
De acordo com a página oficial do Cloudfare, foram feitas as alterações necessárias para a recuperação do sistema e os níveis de erros voltaram aos números de antes dos incidentes. Eles já voltaram o acesso em Londres e seguirão trabalhando para retornar os serviços em outras localidades.
A falha gerou erros de conexão e lentidão nos serviços, com impacto global. Em nota, a empresa afirmou estar ciente dos problemas e informou que trabalha para entender o impacto e mitigar os problemas.
O que é Cloudflare?
A Cloudflare é um sistema de segurança utilizado por diversos desenvolvedores para evitar ataques hackers, e fornece serviços de segurança e desempenho para sites, aplicativos e redes. Ela atua como uma camada entre o usuário e o servidor de origem do site, filtrando o tráfego e distribuindo o conteúdo através de uma rede global de data centers.
