Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Rio Grande do Norte

Castanha de Caju de Serra do Mel conquista Indicação Geográfica

Castanha de Serra do Mel recebe Indicação Geográfica do INPI e fortalece produtores potiguares, ampliando valor, mercado e reconhecimento nacional.
Foto: Divulgação/ Castanha Dourada Serra do Mel/RN

A castanha de caju produzida em Serra do Mel (RN) conquistou reconhecimento nacional. A Revista da Propriedade Industrial publicou, nesta terça-feira (25), o registro da Indicação Geográfica (IG) da Castanha de Caju de Serra do Mel, considerada um marco para os produtores potiguares e para a cadeia da cajucultura no estado.

Leia também:
Governo do RN institui orçamento climático para fortalecer política ambiental

O pedido foi protocolado pela Aprocastanha em julho de 2024, mas o processo teve início em 2020, quando o Sebrae RN identificou o produto como potencial candidato à IG. Desde então, o Sebrae coordenou consultorias, elaborou o caderno técnico, definiu critérios de uso e criou o símbolo distintivo.

A IG de Serra do Mel foi reconhecida na categoria Indicação de Procedência (IP), destinada a regiões que se tornaram referência na produção de um produto. O município possui 13 mil hectares destinados exclusivamente à cajucultura e recebeu, em 2022, o título de Capital da Castanha.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A gestora do Sebrae, Michelli Trigueiro, afirma que o reconhecimento formaliza uma fama que a região já possuía. “Serra do Mel é conhecida pela qualidade da castanha, pelo beneficiamento e por todo o entorno produtivo que movimenta a economia e atrai turistas”, destacou.

Sebrae estruturou toda a base técnica

Michelli lembra que o Sebrae apoiou o processo desde o diagnóstico inicial até a elaboração do símbolo da IG. “É um trabalho multidisciplinar que envolve equipe técnica, especialistas e design. É estratégico para os produtores”, afirmou.

A instituição segue fortalecendo pequenos negócios da cajucultura com capacitações, consultorias e estímulo ao cooperativismo. Para Hulda Giesbrecht, do Sebrae Nacional, a IG representa um “importante estímulo ao fortalecimento da cadeia produtiva”.

O diretor técnico do Sebrae/RN, João Hélio Cavalcanti, afirma que o selo abrirá portas. “As castanhas originárias de Serra do Mel estarão aptas a avançar para novos mercados, nacional e internacional, agregando valor comercial”, disse.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
Cajucultura cresce no RN

O reconhecimento ocorre em meio à expansão da cajucultura potiguar. Segundo dados da Embrapa apresentados na Expofruit 2025, o RN foi o estado onde a cajucultura mais cresceu entre 2020 e 2024. Somente em 2024, o aumento foi de 4,5% na produção de castanha.

Hoje, o estado produz cerca de 20,8 mil toneladas, resultado de manejo qualificado, tecnologias e revitalização de pomares — ações fortemente apoiadas pelo Sebrae.

O Projeto de Cajucultura do Sebrae RN ampliou sua atuação e agora atende 600 produtores em diversas regiões, como Mossoró, Apodi, Serra do Mel e Upanema.

Produtores comemoram avanço

O presidente da Aprocastanha, João Marcos Bento, afirma que o apoio do Sebrae foi decisivo. Para ele, o selo impedirá que produtores de outras regiões usem indevidamente o nome Serra do Mel. “Isso vai fazer muita diferença no preço, no mercado e nas oportunidades de negócio”, declarou.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O anúncio do selo coincide com o início da Festa do Caju 2025, o que dá ainda mais significado à conquista. Bento adiantou que buscará o reconhecimento da castanha como utilidade pública na Câmara de Vereadores.

Brasil chega a 157 Indicações Geográficas

Com o novo reconhecimento, o Brasil passa a ter 157 Indicações Geográficas. Elas se dividem entre Indicação de Procedência (IP) e Denominação de Origem (DO), que exige que características do produto estejam diretamente ligadas ao meio geográfico.

Para Serra do Mel, a conquista reforça uma identidade produtiva e cultural que impulsiona a economia e dá visibilidade nacional a um produto já reconhecido pela qualidade.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Polícia

A 3ª fase da Operação Torniquete foi deflagrada pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte na tarde de segunda-feira (24), em João Câmara....

Cidades

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de vegetação na região da Serra de Serra Negra do Norte, dentro da Estação Ecológica do...

Justiça

O ministro Cristiano Zanin, do STF, homologou o acordo fiscal entre a União e o Rio Grande do Norte, encerrando um impasse histórico sobre...

Polícia

Um feminicídio em Parnamirim chocou moradores na manhã da segunda-feira (24). Uma mulher e um homem foram encontrados mortos no condomínio Ilha do Caribe,...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO