O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu, nesta quinta-feira (27), a situação de emergência em três cidades do Rio Grande do Norte afetadas pela seca: Alexandria, Angicos e Lajes. A medida está publicada no Diário Oficial da União (DOU) e permite que os municípios solicitem recursos do Governo Federal para ações de defesa civil.
Leia também:
Mortes de motociclistas no trânsito aumentam 15 vezes em 20 anos. Jovens são maioria
A seca é caracterizada por um período prolongado de ausência de chuvas, mais intenso que a estiagem. Com o reconhecimento federal, as prefeituras potiguares podem solicitar recursos para compra de cestas básicas, água mineral, kits de higiene e limpeza, além de refeições para trabalhadores e voluntários.
Além do RN, outros estados também tiveram cidades em situação de emergência reconhecidas. No Nordeste, Matina (BA), Vitória do Xingu (PA) e Cabaceiras, Junco do Seridó, Patos, Salgadinho e Taperoá (PB) enfrentam estiagem. Em contrapartida, municípios como Brumado (BA) e Muniz Freire (ES) lidam com fortes chuvas, enquanto Ulianópolis (PA) sofre com incêndios florestais.
As prefeituras devem solicitar os recursos por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e valores solicitados e, após aprovação, publica portaria no DOU com a liberação do recurso.
A Defesa Civil Nacional também oferece cursos a distância para capacitar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD, fortalecendo a atuação na prevenção e resposta a desastres.
