A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) lançou hoje (28) edital para um novo concurso público para professores do Instituto Metrópole Digital (IMD). O certame oferece três vagas, com regime de dedicação exclusiva e remuneração de R$ 14,4 mil – valor acrescido de retribuição por titulação e auxílio-alimentação.
Leia também:
Brasil tem desemprego de 5,4% no trimestre até outubro, diz IBGE
As oportunidades estão distribuídas entre as seguintes áreas: Inteligência Artificial (IA) e Computação Quântica; IA em Computação de Alto Desempenho; e Aprendizado por Reforço. Está sendo ofertada uma vaga para cada uma delas e em todos os casos é exigido título de Doutorado em qualquer área.
Conforme estabelecido pelo Edital nº 144/2025, publicado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp/UFRN), as inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do SIGRH (menu “Concursos”) da UFRN, no período de 15 de dezembro de 2025 a 9 de janeiro de 2026, até 23h59.
As atividades do cargo incluem ensino, pesquisa, extensão e participação em ações administrativas, de acordo com a necessidade institucional.
Prova
O concurso será composto por Prova Escrita, Prova Didática, Defesa de Memorial e Projeto de Atuação Profissional (MPAP) e Prova de Títulos. As três primeiras etapas têm caráter eliminatório e classificatório, enquanto a última é apenas classificatória.
Os candidatos com inscrição deferida deverão enviar eletronicamente o Memorial, o MPAP e documento de identificação entre 2 e 13 de fevereiro de 2026, por meio do SIGRH. Já a prova escrita, que será aplicada em Natal/RN, e as outras fases acontecerão entre os dias 11 e 26 de abril do próximo ano.
Todo o cronograma da seleção está discriminado no Anexo II do edital e todas as atualizações do concurso poderão ser conferidas diretamente pela página no SIGRH.
IMD
Os candidatos aprovados irão atuar no Instituto Metrópole Digital, uma unidade especializada da UFRN dedicada à formação em tecnologia, à pesquisa aplicada e ao estímulo ao empreendedorismo inovador. O IMD disponibiliza cursos que vão do nível técnico à pós-graduação — incluindo graduações em TI e Inteligência Artificial, especializações, residências, mestrados e doutorados —, além de um parque tecnológico que reúne empresas de tecnologia.
