Economia

Problemas de entrega e propaganda enganosa lideram reclamações da Black Friday

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Os problemas na Black Friday já despontam como os principais desafios da temporada de compras, que tem como marco esta sexta-feira (28). O balanço preliminar da plataforma Reclame AQUI, divulgado nesta quinta (27), aponta que falhas nas entregas e propaganda enganosa lideram as reclamações dos consumidores.

Leia também:
Black Friday: Consumidor tem direito ao arrependimento em compras on-line

O monitoramento realizado na quarta (26) e quinta (27) mostra que problemas relacionados à entrega representam 25,29% das reclamações. As queixas mais frequentes envolvem promessas de “entrega em 2 horas”, “entrega no mesmo dia” e “frete express”, benefícios amplamente usados como chamariz, mas que, segundo o Reclame AQUI, não se cumprem na prática. Esse padrão se repete em várias edições da Black Friday.

Logo atrás aparece o problema de “produto não recebido”, responsável por 12,62% das reclamações. Muitos consumidores acreditam que o item está apenas atrasado, mas descobrem que ele sequer foi enviado ou nunca existiu.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A propaganda enganosa ocupa a terceira posição, com 9,33% das queixas. Os relatos mostram que algumas lojas divulgam condições atrativas que são alteradas no momento de finalizar a compra, frustrando o consumidor.

Entre as práticas que também têm gerado insatisfação estão descontos agressivos com regras pouco claras, como valor limitado, validade restrita a determinadas regiões ou exigência de formas de pagamento que eliminam o benefício anunciado.

Comportamento do consumidor

O levantamento do Reclame AQUI mostra que o mercado está aquecido, mas o consumidor ainda age com cautela. Desde agosto, o percentual de indecisos caiu de 76% para 36%. Agora, 31% afirmam que vão comprar na Black Friday — antes eram apenas 10%. Outros 33% dizem que não pretendem comprar.

Para 63%, o preço é decisivo, mas não é o único fator. Os consumidores também levam em conta:

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
  • valor do frete (29%)

  • avaliações de outros clientes (27%)

  • reputação das marcas (23%)

  • segurança contra golpes e fraudes (17%)

  • condições de pagamento (16%)

A preocupação com golpes envolvendo inteligência artificial (IA) também se destaca:

  • 76% se sentem inseguros ou desconfiados

  • 63% não sabem identificar esse tipo de golpe

  • 56% conhecem alguém que já caiu

Recomendações

O Reclame AQUI recomenda atenção redobrada. Entre as orientações:

  • verificar prazos de entrega;

  • pesquisar a reputação das empresas;

  • tirar prints do carrinho de compras;

  • revisar atentamente o pagamento antes de finalizar a compra.

Com informações da Agência Brasil

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Economia

Com o aumento do volume de compras típico da Black Friday, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional...

Economia

A chegada da Black Friday, somada ao pagamento da primeira parcela do 13º salário e à proximidade do Natal, cria uma combinação tentadora para...

Economia

Com a proximidade da Black Friday, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, emitiu um alerta para orientar...

Brasil

O Senado vota projetos importantes nesta semana que podem impactar áreas como saúde pública, economia e indústria. As propostas entram na pauta desta terça-feira...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile