O Hemonorte recebeu dois novos freezers que aumentam em 200% a capacidade produtiva da unidade. Os equipamentos, chamados de Blast Freezers, são oriundos do Ministério da Saúde, por meio do PAC Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e representam um investimento de R$ 1,2 milhão. Com eles, o armazenamento com foco na produção e distribuição de plasmas – líquido amarelo que é uma das partes do sangue e concentra a capacidade de coagulação – passa de 40 para 120 bolsas por ciclo de congelamento.
Ainda por meio do PAC Saúde, o Hemonorte receberá em breve mais sete freezers, sendo cinco com refrigeração até -35°C e dois de -80°C. “A equipe do Hemonorte veste a camisa do serviço e merece ser parabenizada por mais esse avanço. Também agradecemos ao esforço do Ministério em apresentar investimentos e soluções para o nosso estado”, apontou o secretário titular da Sesap, Alexandre Motta.
Com os novos equipamentos, o Hemonorte vai ampliar substancialmente sua produção de plasma. O material é enviado para a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), estatal vinculada ao Ministério da Saúde, para a produção de medicamentos, milhares dos quais retornam ao estado para o tratamento de potiguares.
LEIA TAMBÉM: Papai Noel dos Correios: saiba como adotar cartinha e presentear crianças neste Natal
