O mutirão de perícias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ocorre neste sábado e domingo (6 e 7) em 92 unidades da Previdência Social em várias regiões do país. Desde já, o órgão estima concluir 18.868 avaliações médicas, número que deve acelerar a redução da fila de espera. Como resultado, milhares de segurados terão acesso mais rápido aos benefícios.
Leia também:
Autocuratela, planejamento pessoal garante direitos e proteção no futuro
Além disso, o INSS informou que mais de 13 mil atendimentos já estão agendados. Mesmo assim, cerca de seis mil vagas continuam disponíveis. Aqueles que desejarem antecipar a avaliação podem ligar para o telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, ou acessar o serviço pelo Meu INSS, disponível no site e no aplicativo oficial.
Mutirão de perícias acontece em 22 estados
Segundo o instituto, apenas Amapá, Goiás, Paraíba, Roraima e Sergipe ficaram fora da ação. Em contraste, os demais 22 estados e o Distrito Federal participam do mutirão. Conforme divulgado pelo Ministério da Previdência Social, é possível consultar a lista de unidades ativas diretamente no site do órgão.
Além disso, algumas localidades oferecerão atendimentos presenciais e outras utilizarão a modalidade de teleperícia pela Perícia Conectada. Segundo o INSS, o sistema mantém os mesmos padrões de privacidade e segurança exigidos em consultas presenciais, garantindo que o perito tenha autonomia para definir o tipo de atendimento.
O que é a perícia médica?
A perícia médica é uma avaliação realizada por profissionais do INSS para verificar se o segurado apresenta deficiência ou incapacidade laboral. Antes disso, o trabalhador deve solicitar o benefício desejado, como auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria por invalidez, Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou pensão por morte para dependentes inválidos.
Além disso, o procedimento é obrigatório para quem busca comprovar incapacidade temporária ou permanente.






















































