Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Renovação automática da CNH entra em vigor para motoristas sem multas

Renovação automática da CNH entra em vigor para motoristas sem multas em 12 meses. MP dispensa exames do Detran e define exceções.
Foto: Ciete Silvério/Governo de São Paulo

A Renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação já está em vigor para motoristas que não registraram multas nos últimos 12 meses. A mudança faz parte da Medida Provisória 1.327/2025, editada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (10). A MP precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional em até 120 dias para tornar-se permanente.

Leia também:
“As mudanças, todas elas, sem exceção, estão valendo”, diz Renan Filho sobre modernização da CNH do Brasil

A medida altera o Código de Trânsito Brasileiro e amplia o funcionamento do Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC). O RNPC reúne motoristas que não cometeram infrações sujeitas a pontuação no período de 12 meses.

Como funciona a renovação automática

A novidade da MP permite que os motoristas cadastrados no RNPC renovem a Carteira Nacional de Habilitação sem passar pelos exames do Detran. A regra também vale para a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC).

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

No entanto, há exceções:

  • o benefício não vale para motoristas a partir de 70 anos;

  • condutores entre 50 e 70 anos só podem ter uma renovação automática;

  • motoristas com suspeita de deficiência física ou mental, ou com doença progressiva que possa afetar a direção, precisam realizar os exames normalmente.

Carteira física ou digital

A MP também manteve a escolha do motorista sobre o formato de emissão: físico ou digital. A CNH continua valendo como documento de identidade em todo o país e deve seguir os padrões de identificação com foto, nome e CPF.

As validades definidas continuam:

  • 10 anos para motoristas com menos de 50 anos;

  • 5 anos para motoristas entre 50 e 70 anos;

  • 3 anos para motoristas com mais de 70 anos.

Exames e atividades profissionais

A MP mantém a exigência de avaliação psicológica para quem busca a primeira habilitação e para motoristas que exercem atividade remunerada, como taxistas, caminhoneiros, motoristas de aplicativo, entregadores e mototaxistas.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Os exames de aptidão física, mental e psicológica seguem sendo realizados por profissionais autorizados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que também fica responsável por definir os valores cobrados.

Notícias relacionadas

Economia

O salário mínimo 2026 será de R$ 1.621, segundo confirmação do Ministério do Planejamento e Orçamento. O valor representa um reajuste de 6,68% sobre...

Brasil

As mudanças para tirar ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já estão em vigor e prometem simplificar o processo e reduzir custos...

Brasil

O governo federal colocou em prática, nesta terça-feira (9), a maior modernização já feita no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)....

Brasil

As novas regras da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começam a valer esta semana, logo após a publicação da resolução do Conselho Nacional de...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO